Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde Verão Vitória da Conquista

CONQUISTA: Forte calor e índice UV extremo torna uso do protetor solar indispensável

vca

POR GABRIEL OLIVEIRA*

Quem visita Vitória da Conquista em determinadas épocas do ano, não entende o motivo da cidade ser apelidada de “Suíça Baiana”. Este início de 2015, por exemplo, tem registrado não só temperaturas altas para os padrões da cidade, mas uma sensação térmica altíssima. Neste verão, a cidade registrou a máxima de 34º.

Por conta de sua altitude e a baixa umidade do ar, a cidade registra níveis extremos de raios ultravioleta, que afetam a pele de um jeito que chega a provocar ardores, sendo necessário poucos minutos de exposição ao sol para notar um certo de bronzeamento da pele, para pessoas mais brancas.

Uso do protetor solar é essencial, na praia ou na cidade

Uso do protetor solar é essencial, na praia ou na cidade

Protetor solar – Para aproveitar um passeio ao ar livre, ir ao trabalho ou simplesmente sair de casa, é essencial proteger a pele dos efeitos nocivos do sol – desde as queimaduras na pele e o envelhecimento precoce (rugas) até o perigo de desenvolver algum tipo de câncer de pele. O uso de um bom protetor solar pode evitar a maioria desses danos, pois esses produtos são capazes de absorver ou refletir a radiação solar. Os protetores solares com alto fator de proteção (bloqueadores) são indicados principalmente a pessoas com pele extremamente sensível, que se queima facilmente e quase nunca se bronzeia. Mas mesmo quem não sofre tanto com o sol também deve usar bloqueadores, para evitar problemas futuros.

No mercado brasileiro, o FPS dos protetores solares varia de 8 a 50. Os produtos com fatores mais altos funcionam como bloqueadores, masacima do FPS 30 (que protege a pele de até 97% dos raios UVB) o aumento da proteção é muito pequeno. Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver ou refletir os raios solares. O fator de proteção solar (FPS) indica a quantidade de tempo que se pode permanecer protegido dos raios solares. Assim, por exemplo, se a pele sem qualquer proteção começa a queimar em 10 minutos de exposição ao sol, com um FPS 10, vai demorar 100 minutos (10 vezes mais tempo). *Com informações do proteste.org