Juventude Vitória da Conquista

Conferência da Juventude de Vitória da Conquista reúne mais de 300 jovens

A ativa participação dos jovens resultou na eleição de 20 delegados para a territorial e na formulação de 22 propostas dos oito eixos temáticos discutidos

A ativa participação dos jovens resultou na eleição de 20 delegados para a territorial e na formulação de 22 propostas dos oito eixos temáticos discutidos

Chegou ao fim, na tarde deste sábado, 22, a segunda edição da Conferência Municipal da Juventude, reunindo mais de 300 jovens em torno do debate de temas de interesse para essa parcela da população, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). Primeiro ato após a ativação do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv), no último dia 20 de julho, a Conferência alcançou o seu objetivo.

“Alcançamos, com satisfação, os objetivos da conferência. Foi propiciado um ambiente importantíssimo de avaliação e proposição das políticas de juventude após uma série de avanços alcançados e que de agora em diante serão aperfeiçoados. Esperamos manter a mesma qualidade do debate e formulação das propostas na etapa territorial”, avaliou o coordenador da Juventude e presidente do Comjuv, Rudival Maturano.

 Expectativa semelhante tem o coordenador estadual da Juventude, Jabes Soares. Para ele, é preciso ocupar os espaços para criar e ampliar as políticas de juventude. “As conferências servem de espaço para reforçar a importância dos governos estarem afinados com as comunidades em torno de temas de interesse, como segurança pública, para o enfrentamento. Conquista está de parabéns”, realçou.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Agnaldo Almeida, também reconheceu esse compromisso de Vitória da Conquista com a estruturação de serviços e políticas públicas para a juventude. “Conquista é um dos municípios que mais tem avançado nas políticas públicas para os jovens. O Comjuv, por exemplo, é uma parte fundamental da política, pois é um espaço que vai ajudar a potencializar tudo o que foi implantado até o momento”, disse.

 Participando pela primeira vez da iniciativa, o presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista, Magno Prates, afirmou: “os surdos que estavam presentes ficaram satisfeitos em participar. Interagindo com esse movimento juvenil, nós, surdos, fortaleceremos a busca por melhorias para a população jovem. Além disso, a participação dos surdos nesse evento faz com que seja despertado o interesse sobre as políticas públicas”.

Atendendo ao pedido da associação, o evento contou com a presença de cinco intérpretes, garantindo a comunicação com os surdos. Além disso, foram escolhidos três delegados surdos titulares e quatro suplentes. Participaram da conferência, 100 delegados municipais. Destes, 20 foram eleitos para a etapa territorial, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, em Vitória da Conquista.

Os eixos de discussão formularam 22 propostas que serão encaminhadas ao poder público municipal e para a territorial. “Com nossa delegação, defenderemos nossas propostas na territorial e seguiremos rumo à estadual e a nacional”, concluiu Rudival.

Fonte: Secom/PMVC