Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

Concurso Miguel Côrtes seleciona oito bandas conquistenses para o Festival da Juventude

A praça é de todos e em Vitória da Conquista esse espaço é de todos os públicos. Nas noites dessa quinta, 02, e sexta-feira, 03, dezenove bandas locais de estilos variados se apresentaram para apreciação  dos jurados e do público jovem presente na Praça 9 de Novembro. Foi o Concurso Miguel Côrtes.

A seleção, criada neste ano pela Prefeitura Municipal, escolheu sete bandas conquistenses para dividir o palco principal do Festival da Juventude com atrações renomadas nacionalmente, além de uma  oitava banda que se apresentará em um dos espaços alternativos do evento.

Dona Iracema, Complexo Ragga, Arcabuzz, Hendrix Armorial, Ladrões de Vinil, Sound Machine Rock, Geci Brito e sua ciranda de roda e Na Terra de Oz foram os selecionados no Concurso. Além de participar do Festival da Juventude, os cinco primeiros colocados receberão premiação no valor de R$ 2 mil e aos demais classificados caberá o prêmio de R$ 1 mil.

Logo depois que recebeu o trófeu, o vocalista da banda Arcabuzz, Júnior Rugal, manifestou sua satisfação em participar do Concurso Miguel Côrtes: “A sensação é muito boa. A gente tinha muito tempo que não tocava e agora estamos com este novo projeto que representa nossa região: rock’roll misturado com xaxado, baião, funk’rock e reggae”. O músico Rodrigo Freire já planeja  como será a apresentação no Festival da Juventude: “Vamos fazer um show legal, já vamos correr para ensaiar, pois a parada é dura”.

Quem também comemorou foi o Complexo Ragga, última banda a se apresentar. “Foi massa demais e nada mais justo do que fazer a seleção aqui na praça, foi super democrático. Estou feliz e a galera também e a Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa de dar espaço para a galera daqui e trazer música de qualidade. Sou de outra cidade e vejo a diferença principalmente do apoio que o Governo daqui dá a este tipo de manifestação”, comentou o DJ Loro Voodoo.

Impressões sobre o concurso – “Foi muito bonito, bem interessante. Fizemos questão de só colocar bandas de Conquista e foi excelente, porque a qualidade musical da cidade é muito grande”, disse o secretário municipal de Comunicação, Ricardo Marques, que comentou ainda que ano que vem será realizada a segunda edição com inovações e sugestões do público.

“A iniciativa é muita positiva porque valoriza a multiplicidade da música e possibilita a articulação das bandas e do que é produzido no próprio município com o Festival da Juventude que tem uma visibilidade maior por ter atrações do circuito nacional”, analisou Diego Aguiar que é de Eunapólis e está em Conquista fazendo mestrado.

“É super válida a ideia. Acho que deve continuar, pois valoriza essa cultura que não é muito difundida e que só agora com o Festival da Juventude é que a gente dá a possibilidade para as crianças, adolescentes e jovens conhecerem”, salientou a psicóloga Selena Neri, que é esposa de um dos inscritos no concurso e levou o seu filho para prestigiar o evento.

“Estou curtindo pra caramba. Acho que é uma boa iniciativa justamente para as bandas conquistenses se mostrarem a quem não conhece e ter seu trabalho valorizado”, falou o estudante universitário Herbert Viana, 17, que ficou sabendo do concurso pela internet.

Fonte: Ascom/PMVC