Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Comissão Especial de Convívio com a Seca agenda visitas às barragens de Santa Rita e Boa Sorte

Por Bia Oliveira

Os prejuízos causados pela pior seca dos últimos 30 anos preocupam a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, que está buscando, por meio da Comissão Especial de Convívio com a Seca, criada especificamente para tratar desse assunto, maneiras de ajudar o homem do campo a suportar mais esse período de estiagem prolongada.

DSC09547

Com esse objetivo, os membros da Comissão, representada pelos vereadores Andresson Ribeiro (PCdoB), Luciano Gomes (PR) e Arlindo Rebouças (PMN), se reuniram na tarde de quarta-feira, 24, para elencar prioridades e planejar as ações do grupo. Nesse primeiro momento, a Comissão priorizou visitas a dois distritos situados na região do semiárido, Bate Pé e José Gonçalves, onde a seca devastou plantações e animais. Na maioria das localidades que compõem esses distritos, o abastecimento de água está sendo feito por meio de carros pipa e o gado esta consumindo o pouco de água barrenta que ainda resta em algumas aguadas, aparada nas últimas chuvas. Nessas regiões, o índice pluviométrico é muito baixo e as chuvas ocorridas em março e começo de abril minimizaram a situação, mas a quantidade ainda está longe de atingir o ideal.

Segundo o presidente da Comissão, Andresson Ribeiro, o objetivo do grupo é buscar experiências e técnicas aptas a minorar os efeitos da seca no município, bem como verificar o que já existe de avanços e estudos em outros órgãos ou entidades representativas, como Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e Instituto Federal da Bahia (Ifba), além de órgãos estaduais e nacionais. A Comissão pretende ir a Salvador para se reunir com a Comissão Estadual de Convívio com a Seca, que tem o secretário Rui Costa como presidente. “Precisamos ouvir a comunidade e ouvir quem entende do assunto, estudiosos, pessoas que podem colaborar com a implementação de ações para minimizar os efeitos desse fenômeno”, salientou o vereador Andresson.

Para o vereador Luciano Gomes, que mora na zona rural conquistense, diante dessa situação emergencial, todas as ações são necessárias para levar alento ao homem do campo. “A seca causa uma tristeza terrível ao campo, porque a água é o sangue da terra e sem sangue não há como produzir. Vamos nos empenhar para dividir esse momento com os nossos produtores rurais, não apenas em compreensão, mas, sobretudo, em ação”, disse.

O vereador Arlindo Rebouças, secretário da Comissão, sugeriu visitas à Barragem de Santa Rita, no Ribeirão, em Bate Pé, e à Barragem de Boa Sorte, em José Gonçalves. “O povo precisa de água e é por água que devemos lutar. Vamos ouvir a comunidade e buscar a solução junto aos órgãos responsáveis”, afirmou.

Durante a reunião, ficou definida a realização das visitas às barragens de Santa Rita e Boa Sorte no próximo dia 2, a partir da 8h.