Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Comissão Especial da Alba debate divisão territorial em Vitória da Conquista

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Da Redação

O auditório da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), em Vitória da Conquista, foi palco para a reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, realizada na manhã desta quinta-feira (09). O evento reuniu o presidente da Comissão de Divisão Territorial , deputado Zó (PCdoB), e o vice, deputado Luciano Ribeiro (DEM), os parlamentares Herzem Gusmão (PMDB) e Marquinhos Viana (PV), vereadores da região, os prefeitos de Caatiba, Júnior Mendes, Maetinga, Edcarlos Oliveira, Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva, e Itambé, Ivan Fernandes, além de representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A comissão debateu a Ação de Inconstitucionalidade (ADIN), movida pelas Prefeituras de Anagé e Jânio Quadros, para revogar a Lei Estadual 12.564/2012, que atualizou os limites dos municípios que integram o Território de Identidade de Vitória da Conquista. Com isso, A capital do Sudoeste Baiano poderá perder cerca de 6 mil habitantes em mais de 20 localidades da Zona Rural, a maioria do Distrito de José Gonçalves.
Segundo a SEI, todos os serviços são realizados nessas localidades pelo Município de Vitória da Conquista, a exemplo das ações nas áreas de saúde e educação. “Fizemos um levantamento histórico para que pudéssemos deixar bem claro isso”, disse Cláudio Pelosi, diretor de Informações Geoambientais da SEI.