Cerca de meio milhão de reais foram aplicados pela Prefeitura de Vitória da Conquista na revitalização da Escola Municipal Zélia Saldanha, localizada no povoado de Simão. O investimento é um dos mais altos em relação ao que foi gasto em outras unidades reformadas. Em três anos da atual gestão, 76 escolas já receberam melhorias e ou ampliação.
A estrutura escolar recebeu forro, cobertura metálica no pátio, construção do passeio, acessibilidade e pátio, construção do muro lateral, com acesso à quadra poliesportiva, instalação de janelas, reforma dos sanitários, revisão elétrica, hidráulica e do telhado. Além disso, houve a substituição de portas e fechaduras, construção da central GLP, readequação de espaços, reparos em alvenaria, pinturas lúdica e geral.
“São 76 escolas entregues. Significa que mais da metade das escolas do município foram reformadas. Entregamos em Campo Formoso, a primeira escola de tempo integral na zona rural do município e estamos construindo a Antônia Cavalcanti, no bairro Cruzeiro. É muito investimento na educação. E por que isso? Porque somente a educação transforma uma sociedade. E é com esse entendimento que nós estamos fazendo cada vez mais investimentos na educação do nosso município”, declarou a prefeita Sheila Lemos, durante a solenidade de entrega, realizada na tarde desta quinta-feira (23).
A prefeita salientou ainda a participação da comunidade na indicação das adequações necessárias. “Olha como é importante a comunidade participar. Foi a partir do que vocês, pais e mães de alunos, falaram o que queriam dessa escola que nós fomos fazendo. Não adiantaria nada a gente gastar meio milhão se fôssemos fazer o que vocês não tivessem querendo. Então quando vocês participam efetivamente da vida da escola, a gente consegue realizar o sonho de cada um. E é isso que a gente vê na Zélia Saldanha”, afirmou Sheila.
Um dos momentos mais aplaudidos foi o pronunciamento da diretora da escola, Leci Mendes. Depois de agradecer a toda sua equipe, alunos e pais, ela se dirigiu à prefeita: “Eu digo aqui para vocês e é um testemunho: todo o trabalho que vem sendo feito em Vitória da Conquista, principalmente na área da educação, a gente nunca viu. Eu sou funcionária pública há 35 anos e eu nunca vi isso acontecer. Essa nossa escola é de número 76 revitalizada e eu sei que tem muito mais por aí. Estou aqui em nome da comunidade de Simão e de Campinhos para agradecer”, discursou.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, falou da sua grande alegria com a revitalização da escola, reforçando o investimento feito. “Foi investido aqui meio milhão de reais praticamente, talvez o maior investimento em reforma de escola da Rede Municipal. E a prefeita Sheila Lemos não para de trabalhar pela educação de Vitória da Conquista. Logo em breve, terão outras novidades. Não só para essa escola, mas para outras escolas aqui da região”, declarou o secretário da pasta.
O presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira parabenizou o governo municipal pelas 76 escolas reformadas no município de Vitória da Conquista. “A prefeita está fazendo um grande investimento na educação, na escola, que é a base de tudo, e também na escola integral, que a criança entra pela manhã e sai à tarde com todos os conhecimentos gerais, bem alimentada e acompanhada”.
Quem prestigiou a entrega da reforma foi Cíntia Saldanha, filha da professora universitária que dá nome à escola. “Eu estou super feliz. Minha família fica super contente de ter uma escola com o nome dela. Uma pessoa que priorizava a educação, que achava que a educação era transformadora. Então é um presente ver uma escola com o nome dela. E hoje vendo mais bonita ainda, bem conservada”, disse.
Os alunos Ezequiel Carvalho e Cauane Vitória, do 9° ano, prestaram uma homenagem à prefeita. “É um momento gratificante poder estar aqui para celebrar a escola de número 76. O meu sincero agradecimento por essa escola revitalizada”, disse o aluno.
Ana Lúcia Barbosa foi uma das alunas que apresentaram a coreografia da música Amarelo, Azul e Branco, no início da cerimônia. “É uma coisa que a gente faz para representar a escola, uma coisa muito boa”, disse.
Nayenne Lemos, mãe de aluna, e o vereador Dinho dos Campinhos também fizeram uma fala de saudação. A solenidade ainda contou com os vereadores Edjaime Rosa – Bibia, Nelson de Vivi, Edvaldo Ferreira Júnior, Antônio Ricardo Babão, além do secretariado municipal, equipe da Smed e comunidade escolar.