Vitória da Conquista

Com fim de rotatória, Prefeitura liga semáforos de cruzamento da Olívia Flores e Luís Eduardo Magalhães

No fim da tarde deste domingo (24) a Prefeitura de Vitória da Conquista liberou o trânsito no trecho da Avenida Olívia Flores que estava interrompido desde quinta-feira (21) para a obra de supressão da antiga rotatória e implantação de um canteiro.

Agora, no cruzamento, os condutores de veículos, ciclistas e pedestres contarão com quatro conjuntos semafóricos, com 28 focos de semáforos, sendo oito para disciplinar o fluxo de veículos, 16 para pedestres e quatro para ciclistas. Os equipamentos funcionam conforme uma programação inteligente e dinâmica, que varia de acordo com o horário e o fluxo de veículos nas vias.

A prefeita Sheila Lemos esteve no local, antes e durante a liberação do funcionamento do conjunto semafórico e destacou o empenho das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Infraestrutura Urbana (Seinfra) envolvidas na obra, e da Emurc, responsável pela obra. Ela fez questão, ainda, de enaltecer a cooperação e compreensão da população.

“Estamos realizando aqui uma obra importante, que faz parte da revitalização da Avenida Olívia Flores, hoje um das artérias urbanas mais bonitas da Bahia. Como toda obra dessa importância, leva tempo porque a gente quer entregar com qualidade. Então, somos agradecidos pela compreensão e paciência”, disse Sheila.

O secretário da Seinfra Jackson Yoshiura, explicou que inicialmente será implantada uma sinalização provisória até que todo o trecho seja concluído, inclusive com a instalação de um canteiro. “O término desse trabalho e funcionamento da sinalização vertical garantirá maior segurança não somente para os condutores, mas para os pedestres e ciclistas que circulam por aqui”, completou o secretário.

Orientação do Simtrans

De acordo com a Semob, o período de adaptação aos semáforos e ajustes necessários deve durar pelos próximos cinco dias. Agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas, ciclistas e pedestres.

Lívia Gusmão ressaltou a importância das intervenções

A fisioterapeuta Lívia Gusmão, que mora próximo ao local, circula pelo trecho diariamente de carro e a pé nos fins de semana. Hoje, ela fez questão de esclarecer dúvidas com o agente sobre o fluxo dos veículos. “Eu trafego muito por aqui, tanto de carro quanto a pé e a gente vê que, hoje principalmente, com essa marcação dessas faixas de pedestres, necessárias ao cruzamento, favoreceu muito para o pedestre, porque antes havia dificuldade no momento de ultrapassar devido ao alto fluxo de carros”, comentou.

Lívia diz que a dificuldade era tanto na rotatória quanto com carros subindo e descendo, com conversões à direita. “Então, principalmente, com essa marcação da faixa de pedestre, facilita muito pra gente estar atravessando aqui, circulando. A sinalização auxilia muito também para a nossa segurança”.

Para André Príncipe, alteração nesse trecho da via vai promover mais segurança aos ciclistas

André Príncipe é um dos que usam bastante a Olívia Flores para a prática da sua atividade física: o ciclismo. Rotineiramente, ele optava por desviar daquele trecho por outras vias, nos horários de pico, por conta do fluxo de veículos e da falta de segurança para os ciclistas no local.

“Os semáforos vão contribuir tanto para a segurança de nós, ciclistas, quanto para os pedestres porque nem todo motorista tem o respeito por nós. E como aqui tem a ciclovia a gente tem de ter até cuidado em atravessar por causa dos carros e aí, com o semáforo ficou bem melhor e mais seguro pra gente”, opinou André.