A 17ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) começa na sexta-feira (25), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, e mais uma vez, a Prefeitura Municipal estará presente ofertando diversos serviços das secretarias de Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Saúde.

Considerado um dos maiores eventos musicais do Norte e Nordeste e um dos principais da cidade, o FIB impulsiona a economia de Vitória da Conquista, em especial o turismo, cuja expectativa é de cerca de 6.200 passageiros entre embarques e desembarques, além da rede hoteleira, que atinge quase que a total capacidade de ocupação. O setor de serviços, com os bares e restaurantes, além do comércio, também são impactados nesse período. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a expectativa é de ultrapassar 15% das vendas em comparação a outros meses do ano.

“O Festival de Inverno, além de movimentar diretamente a economia da região, traz também a divulgação do portal de entrada do Nordeste e da Chapada, que é Vitória da Conquista. Hotéis esgotados há mais de seis meses, restaurantes aumentando o número de profissionais, de colaboradores, aumento do consumo em farmácias, supermercados. Uma ciranda da economia extremamente importante e que volta com força total em 2023”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, ao destacar o potencial do evento que recebe o apoio da Prefeitura.

As ações do Governo Municipal antecedem aos dias do evento, com intervenções da Secretaria de Serviços Públicos, que fez a troca de toda a iluminação do entorno do parque, no bairro Recreio, assim como realizou a limpeza e pintura das principais avenidas da cidade, a limpeza ao redor do parque e no bairro Recreio, com a varrição, roçagem e capina. Além disso, a Sesep realiza a limpeza interna do parque em preparação ao evento e realizará a coleta e transporte dos resíduos gerados, irá disponibilizar ponto de energia para os ambulantes e estará responsável pela organização desses vendedores na parte externa ao parque.

Além disso, profissionais da Defesa Civil estão realizando a vistoria da montagem das estruturas metálicas temporárias, condições de acessibilidade e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte dos trabalhadores que executam os serviços.

Por parte da Secretaria de Saúde, as ações se concentram na Vigilância Sanitária (Visa), que já iniciou os trabalhos nas últimas semanas, na Atenção Básica e no Centro de Atenção à Vida David Capistrano Filho (CAAV). Já as intervenções da Secretaria de Desenvolvimento Social serão realizadas na parte externa, com atuação do Serviço Especial em Abordagem Social e, dentro do Parque, com equipes do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) e equipe do Centro de Referência da Mulher (CRAV).

E para garantir segurança e fluidez no trânsito para quem for aproveitar as noites de festa, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, estará com agentes de trânsito nas imediações do parque. A partir das 17h de cada dia de festa, o trânsito será alterado. Apenas viaturas, veículos oficiais e de moradores que apresentarem comprovante de residência poderão circular nas ruas do entorno do parque.