Cultura Vitória da Conquista

Coletivo Suíça Bahiana e Selo Piriri são destaques na imprensa estadual

Suíça Bahiana no Bananada (Foto Divulgação)

O Coletivo Suíça Bahiana, coletivo de produção cultural de Vitória da Conquista, ganhou destaque no Caderno 2+ do Jornal A Tarde desta terça-feira (30). Em matéria assinada pelo jornalista Chico Castro Jr., foi abordado o lançamento do Selo Piripiri, iniciativa do grupo, em um dos principais festivais independentes do país, o Festival Bananada, em Goiás (GO).

O lançamento aconteceu no início do mês de maio e foi viabilizado pelo edital de Mobilidade Artístico-Cultural da Secretaria de Cultura (Secult-BA). “Foi uma forma de reunir as produções independentes locais e colocá-las para dialogar de igual para igual com o mercado nacional”, explicou a gestora do PIRIPIRI, Tayná Protásio.

O selo já conta com dois lançamentos conquistenses no mercado: o álbum “Divino e Ateu” de Achiles e a música “Pode Crer” da banda Hotel Mambembe.

“O Coletivo precisava dar este passo e a cena cultural independente da cidade também. O PIRIPIRI chega para virar a chave e mostrar a sempre elogiada produção musical de Vitória da Conquista para o mundo”, comenta Amanda Nascto, integrante do coletivo.

O casting do selo também possui nomes como Dona Iracema, Marx Eduardo (ex-Os Barcos), Ana Barroso, Balaio, Ciclanos de Tais, Marcus Marinho, Chico Ramalho e os DJ’s Rafaé e Paulinha Chernobyl.

O Coletivo Suíça Bahiana atua na cidade há cerca de oito anos. Atualmente, além do selo, a equipe formada por dez integrantes organiza produções como o projeto Retiros Autorais, as Noites Fora do Eixo, o Sarau & Palco Aberto Hotel Mambembe e trabalha para retomar o Festival Suíça Bahiana em 2017.