Reportagens Saúde Vitória da Conquista

Coletiva de imprensa e mutirão marcam Dia Nacional de Enfrentamento e Combate ao Aedes Aegypti em Vitória da Conquista

Secretária Eva Chiavon (centro), acompanhada da Secretária Municipal de Saúde Márcia Viviane (direita), visitam casa de moradora do Ibirapuera em ação de combate e conscientização sobre o Aedes Aegypti

Secretária Eva Chiavon (centro), acompanhada da Secretária Municipal de Saúde Márcia Viviane (direita), visitam casa de moradora do Ibirapuera em ação de combate e conscientização sobre o Aedes Aegypti

POR GABRIEL OLIVEIRA/Blog da Bia Oliveira

Só este ano, até o dia 23 de janeiro, foram notificados 73.872 casos de dengue no país. No mesmo período no ano passado, foram 49.857 casos, representando um aumento de 48%. A situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que 2015 já foi recordista em casos de dengue: 1,6 milhão de casos no ano todo, maior número desde que começaram os registros, em 1990.  O vírus da zika, que passou a ter transmissão local no Brasil em abril de 2015, já existe em 22 unidades da federação. A preocupação maior, no caso desse vírus, é a associação provável com o aumento de casos de microcefalia no país, onde, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, já existem 5.079 notificações de suspeita da doença.

Nessa perspectiva, que tem causado preocupação até das federações desportivas estrangeiras tendo em vista as Olimpíadas no Brasil este ano, o Governo Federal, através da Presidenta Dilma Rousseff, ministros e secretários, foi a campo neste sábado (13) numa grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do zika vírus, simultaneamente em 353 municípios brasileiros, com o apoio de mais de 220 mil militares e dos governos estaduais e municipais.

Em Vitória da Conquista, a Secretária Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Eva Chiavon, acompanhada do prefeito Guilherme Menezes, secretários do governo municipal, e do Exército Brasileiro, representado pelo Sub-tenente Marlon Barros, esteve acompanhando as atividades na cidade, planejadas e executadas, principalmente, pela equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Chiavon, é uma alegria ver que a equipe da prefeitura está mobilizada no combate ao Aedes. “Hoje, por nós e por determinação da Presidente Dilma, estamos dando mais um passo importante, investindo todos os recursos humanos, tecnológicos e de comunicação, para que possamos vencer. […] nós queremos mostrar aqui que um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, disse.

cats 1

Na entrevista coletiva que iniciou as atividades de mobilização, o prefeito Guilherme Menezes comentou sobre a importância da participação popular no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Segundo pesquisas, mais de 90% dos criadouros estão na delimitação das unidades habitacionais, ou dentro de casa ou no quintal. Daí a grande importância […] da consciência de combater esse criadouros […]”, disse o prefeito. Ainda em sua fala, Menezes ressaltou a dificuldade e a relevância das ações dos agentes municipais de endemias, tendo em vista a grande extensão do território do município, e disse que estes são um dos principais responsáveis do não registro, até o momento, de casos graves de dengue, zika ou chikungunya em Vitória da Conquista.

As ações deste Dia Nacional de Enfrentamento e Combate ao Aedes Aegypti seguiram com um mutirão de limpeza no bairro Ibirapuera, e com uma reunião do chefe do Executivo de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e prefeitos da região, membros da Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra), para discutir o tema e as ações adotadas no combate ao mosquito Aedes  aegypti, no auditório da Praça CEUs.

Fotos: Secom/PMVC