Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Economia Política Sudoeste

Codefat aprova pagamento de parcelas adicionais para trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia

reunião do Codefat -Brasilia 22 de maio de 2013 .Foto Marcela Rizerio 04Trabalhadores demitidos do pólo calçadista da Bahia vão receber duas parcelas adicionais do seguro-desemprego. A decisão, aprovada nesta quarta-feira (22), em reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), realizada em Brasília, atende ao pleito do Governo do Estado da Bahia. A aprovação beneficiará diretamente a 7.379 trabalhadores das unidades de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itororó, Macarani e Itapetinga no sudoeste da Bahia e o valor médio da parcela será de R$813,00.

Presente na reunião do Codefat, o secretário do Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos, disse que desde o início, os conselheiros mostraram-se sensibilizados com a situação dos trabalhadores demitidos do pólo calçadista do sudoeste baiano. Falou sobre a crise na região, e explicou que 80% da população ativa da região dependia do emprego da indústria de calçados, com cerca de 20 mil pessoas empregadas. As duas parcelas adicionais do seguro-desemprego deverão injetar cerca de R$ 6 milhões, na economia local.

Intervenções – Após o fechamento das 11 unidades do parque industrial da Vulcabras/Azaléia, apenas 8 mil trabalhadores continuam em atividade. “O governo do Estado fez intervenções para minimizar os efeitos da crise, mas a situação ainda é preocupante”, declarou o secretário. As duas parcelas adicionais do seguro-desemprego para os trabalhadores demitidos, seguirá os critérios estabelecidos pela Resolução nº 592, de 11 de fevereiro de 2009.

Logo após o desfecho das demissões, o Governo da Bahia defendeu a imediata liberação das duas parcelas adicionais do seguro-desemprego para os trabalhadores da Vulcabras/Azaleia. O assunto foi tratado pessoalmente pelo governador Jaques Wagner com a presidente Dilma Roussef e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Brizola Neto (então ministro do Trabalho) e Fernando Pimentel (do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Nilton Vasconcelos participou ainda de diversas reuniões e audiências públicas na Comissão do Trabalho, na Câmara dos Deputados, ao lado de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga; prefeitos das cidades atingidas pela decisão; e representantes do Fórum de Entidades Não- Governamentais de Itapetinga.

Qualificação – Em defesa dos trabalhadores  algumas decisões foram tomadas pelo Governo da Bahia. Uma delas, foi a oferta de 1.400 mil vagas em cursos de qualificação profissional este ano. Por meio da rede do SineBahia, intensificou a captação de vagas em empresas já existentes na região, além de estimular a geração de renda nos municípios onde as unidades foram fechadas.

O anúncio oficial do fechamento das unidades aconteceu em 26 de novembro de 2012 e atingiu as cidades de Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves, interior da Bahia. Ao todo foram cerca de 3.500 operários demitidos. Com o fechamento, a empresa centralizou ações em Itapetinga. Além dos direitos trabalhistas – aviso prévio, férias, 13º salário etc -, os trabalhadores asseguraram na negociação o pagamento de dois salários adicionais e a oferta de cinco cestas básicas.

Fonte: Ascom Setre