Geral Vitória da Conquista

Cobra é encontrada enrolada em filtro em um sítio no Povoado São Joaquim de Paulo

Cobra estava enrolada no filtro

A chegada das chuvas é aguardada com ansiedade pelos moradores da Zona Rural de Vitória da Conquista, mas esse período também requer cuidados. É que os animais peçonhentos, como as cobras e os escorpiões, aparecem com maior frequência. Esses animais são venenosos e algumas espécies podem levar à morte.

Animal tinha mais de 40 centímetros de comprimento

A presença de cobras é muito comum na zona rural na temporada das chuvas. No Capinal, um morador encontrou uma cobra de quase um metro enrolada no filtro. “Minha esposa tomou um susto quando percebeu a presença da serpente. Algumas pessoas acham que a cobra verde não tem veneno, mas é engano, ela tem sim”, disse João Rodrigues, acrescentando que as cobras costumam sair dos abrigos após a chuva, tão logo sente o calor do sol.

Uma das formas de evitar a presença de escorpiões e cobras em casa é não deixar madeiras, telhas e tijolos acumulados no quintal, porque são nesses locais que eles gostam de ficar.

“Eles gostam de locais escuros, são lugares ideais para eles. E todo mundo que tiver cupinzeiro em casa, muito cuidado com as crianças para elas não colocarem a mão dentro daqueles buraquinhos maiores porque pode existir todos esses animais peçonhentos, aranha, escorpião e cobras também. Aqui no Capinal tem muito cupim; no último domingo, por exemplo, eles perceberam a chegada das chuvas e saíram dos buracos em grande quantidade”, explicou.

Segundo especialistas, quando começa a chover, o solo começa a ficar mais úmido e mais mole. Muitos insetos vão começar a criar asas e vão em direção às luzes. Vai ter aquele monte de bichinhos circulando. Com certeza é mais alimento para cobras, escorpiões, aranhas, lacraias e vários insetos.