Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Chuvas Sudoeste

Chuvas modificam cenário da maior seca dos últimos 60 anos

O cenário desolado de uma seca que não ocorria há 60 anos e que castigou impiedosamente o sofrido chão árido da região sudoeste, deu lugar a uma visão que enche os olhos do homem do campo. A cena se repete em toda região Sudoeste nos últimos dias com a chuva de verão que cai torrencialmente e que alivia a terra de uma estiagem tão impiedosa que destruiu plantios, matou animais e fez camponês padecer sem recursos e sem reservas.

Reprodução

Em toda a região houve queda na produção de verduras, frutas, leguminosas, mas especialmente a mandioca, uma das principais fontes de renda, que gera emprego e do qual derivam vários produtos como a farinha, goma, polvilho, fécula,entre outros. Plantações inteiras foram completamente perdidas, deixando prejuízos para uma cadeia que começa no camponês até o consumidor final, que pagou mais caro pelos produtos.

Agora, com rios transbordando e barragens sangrando, fora os transtornos ocasionados por este outro fenômeno natural, a expectativa é que as próximas safras sejam bem mais volumosas, oferecendo maior tranquilidade a quem vive diretamente da terra e também à economia regional, acabando com as especulações e exploração do trabalho de quem se entrega totalmente à labuta do campo.

Em todo o entorno de Vitória da Conquista, onde a chuva cai incessantemente, muitos flagrantes de água em abundância, como Brumado, Aracatu, Anagé, Cordeiros, Condeúba, Barra do Choça, Cândido Sales, Tremedal, Belo Campo, como nos registros acima. Em Condeúba houve fogueteiro para comemoração do sangramento da barragem que não era visto há muitos anos. Em Cordeiros o rio da Barrinha, que passa a três quilômetros da sede, aumentou consideravelmente sua vazão.

Em Malhada de Pedras a barragem também sangrou na madrugada de sexta-feira (20) e mesmo não sendo mais utilizada para consumo humano, a comemoração aconteceu. A última vez que a barragem transbordou foi em março de 2010, desde então o nível de água veio diminuindo ate que a barragem secou completamente em meados de 2012.

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que menos de um mês após ter sido entregue oficialmente, a barragem construída no distrito de Cercadinho já atingiu sua capacidade máxima de 55 milhões de litros, o que vai melhorar a condição de trabalho de uma das maiores comunidades do município.

Blog do Fabio Sena