Beleza

Chegou o verão: esteticista dá dicas de cuidados com a pele no período das férias

Com a chegada do verão e da temporada de férias, muitas pessoas optam por viagens à praia ou atividades de lazer ao ar livre. Neste período, a exposição solar é intensificada, podendo provocar queimaduras, ressecamento da pele, acne solar, micoses, envelhecimento precoce e até problemas mais graves, como o câncer de pele, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país. Por isso, no verão, os cuidados com a pele ganham ainda mais importância.

Para driblar o surgimento de problemas na pele e curtir o verão com tranquilidade, a esteticista Lila Barreto orienta que as pessoas sigam algumas dicas simples que podem ser incorporadas em todas as estações do ano, para garantir uma pele saudável e hidratada. A profissional adverte que o principal cuidado é o uso do filtro solar, pois, segundo ela, os danos à pele causados nessa estação podem ser irreversíveis. Outra recomendação importante é evitar a exposição ao sol nos períodos de 10h às 16h (horários com maior incidência de radiação ultravioleta).

“Tão importante quanto usar o protetor solar é repor a cada três horas, ou investir em um filtro solar com proteção estendida, que é uma supernovidade do setor de dermocosméticos”, indica Lila. Ela lembra também a importância do uso de alguns itens de proteção, como: chapéu ou boné, óculos de sol e roupas de banho com proteção solar. Outra dica é o chamado cuidado “in & out”, de dentro pra fora: “beba bastante água, tenha boas noites de sono, alimentação leve e balanceada, faça atividades físicas, prefira os dermocosméticos em gel ou sérum com princípios ativos hidratantes, porém leves, e use e abuse da sua pele saudável e plena”, acrescenta.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também indica alguns alimentos específicos com ação antioxidante para prevenir danos solares causados à pele, tais como: cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Para a hidratação do corpo, além de líquidos, a SBD também recomenda carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes. No banho, a orientação é que a temperatura da água sempre esteja fria ou morna, para evitar ressecamentos.