Meio Ambiente Vitória da Conquista

Cetas promove soltura de 32 papagaios na próxima quinta-feira, 21

Serão soltos 32 papagaios da espécie Amazona aestiva

Serão soltos 32 papagaios da espécie Amazona aestiva

Profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) realizarão, na próxima quinta-feira, 21, a soltura de 32 papagaios da espécie Amazona aestiva, popularmente chamada de papagaio-verdadeiro. A ação será numa fazenda, localizada no município de Condeúba, a partir das 10h.

Fruto de apreensões e de algumas entregas voluntárias, as aves passaram por exames clínicos e comportamentais durante todo o período de cuidado no Cetas. Também receberam alimentação adequada para a soltura em regiões que a espécie seja recorrente.

Implantado em 2000 e instalado em uma área de mais de 260 m², o Cetas trabalha em parceria com o Ibama, e desenvolve atividades técnico-científicas de recepção, identificação, tratamento, manutenção e destinação de animais silvestres apreendidos por diversos órgãos de fiscalização. Ano passado, 69,4% dos animais encaminhados ao Cetas, após receberem cuidados especiais, foram devolvidos às reservas naturais – o equivalente a 2.216 animais. Quando isso não foi possível, eles foram destinados a zoológicos, parques zoobotânicos ou criadouros comerciais e conservacionistas.