Educação Gabriel Oliveira UESB Vitória da Conquista

Centro acadêmico e curso de Direito da Uesb comemoram 15 anos de fundação

Por Gabriel Oliveira

Sucesso e diversas conquistas. É nisso que se resume os 15 anos da implantação do curso de Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. O curso, que teve sua primeira turma no ano de 1999, vêm, nos últimos anos, sendo cada vez mais reconhecido, e os números, para citar os mais recentes, falam por si sós: 71,43% de aprovação no exame da OAB realizado em março de 2013, sendo classificada como a primeira colocada dentre as universidades baianas avaliadas, além de, no ano de 2012, ter recebido o Selo de Qualidade concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que reconhece a qualidade do ensino do Direito das instituições universitárias brasileiras.

Atual gestão do Centro Acadêmico Ruy Medeiros. Fotos: Gabriel Oliveira

Atual gestão do Centro Acadêmico Ruy Medeiros. Fotos: Gabriel Oliveira

É notável, sem sombra de dúvidas, que a universidade cumpre, mesmo com os pesares da educação pública, o seu papel como fomentadora desta qualidade do curso, porém, os principais responsáveis por este reconhecimento obtido nos últimos anos são os alunos da instituição, que mesmo, na maioria das vezes, sem acesso direto a materiais didáticos atualizados e a falta de incentivo à ampliação de horizonte no que diz respeito ao conhecimento prático, buscam com as ferramentas possíveis construir um ensino jurídico de qualidade.

Nesse sentido, o Centro Acadêmico Ruy Medeiros (Carm),  que é a entidade estudantil que representa os estudantes de Direito da UESB, e se apresenta como ferramenta para buscar a solução de deficiências e mostrar as demandas dos docentes à administração da Universidade, cumpre papel fundamental no processo da busca, cada vez maior, da melhoria na qualidade do ensino.

Ariana Alencar, coordenadora geral do CARM

Ariana Alencar, coordenadora geral do CARM

Segundo a atual coordenadora geral do CARM, Ariana Alencar, “nestes 15 anos foram diversas conquistas importantes tidas pelo Centro Acadêmico Ruy Medeiros, e temos buscado a comemoração, tanto pelos 15 anos, quanto pelo protagonismo estudantil, marca característica dos alunos do curso de Direito e do próprio CA. O objetivo de se ter um centro acadêmico atuante é justamente buscar sempre aproximar o estudante da realidade social, pois se pode ver que o modelo de educação jurídica aplicado hoje não é bom, pois engessa o estudante dentro da universidade, e tendo como foco sempre os códigos e legislações. É preciso construir um novo modelo de ensino jurídico em que o aluno tenha possibilidade de atrelar sua atuação jurídica, enquanto discente, a uma perspectiva social, e é essa a proposta do CA: buscar construir cada dia mais um ensino jurídico de qualidade”.

João Gabriel, coordenador de assuntos acadêmicos do Centro acadêmico Ruy Medeiros

João Gabriel, coordenador de assuntos acadêmicos do CARM

“Nós temos que ter em mente que o Centro Acadêmico é uma instituição política, acadêmica e institucional muito importante em qualquer universidade, então tendo em vista os percalços por quais a instituição centro acadêmico de Direito da UESB passou nestes 15 anos, a sua existência já é muito importante. Hoje nós alcançamos um ponto de consolidação política no curso, muito graças às pessoas que vêm fazendo há uns quatro ou cinco anos um projeto de gestão elaborado e estratégico, que reflete muito positivamente na qualidade do curso de Direito, tendo em vista que o estudante tem possibilidade de refletir sobre a estrutura do curso, do seu projeto pedagógico, o objetivo de se estudar Direito e como nós podemos utilizar essa mentalidade para otimizar o ensino de Direito dentro da universidade”, declarou o coordenador de assuntos acadêmicos do CARM, João Gabriel.

E para inaugurar este ano comemorativo, o CARM em parceria com a UESB trazem para a tradicional Aula Magna realizada no início do semestres letivos, o prof. Pós-Doutor e procurador do estado do Rio Grande do Sul, Lênio Luis Streck e Daniel Ortiz, aluno egresso da UESB e Mestrando em Direito Público na UNISINOS.