Saúde Vitória da Conquista

Carros fumacê reforçam ações de combate ao Aedes aegypti em Vitória da Conquista

Os carros borrifam inseticida nas ruas e povoados que tiveram casos notificados para interromper a transmissão das doenças

Os carros borrifam inseticida nas ruas e povoados que tiveram casos notificados para interromper a transmissão das doenças

Eliminar a circulação do mosquito que provoca a Dengue, Zika e Chikungunya, em Vitória da Conquista. Este é o objetivo da Coordenação de Controle de Endemias da Prefeitura que, para desempenhar essa tarefa, conta desde o mês de fevereiro com os carros fumacê, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Os carros borrifam inseticida nas ruas e povoados que tiveram casos notificados para interromper a transmissão das doenças. Até o momento, o fumacê já percorreu por quarteirões de 24 bairros e povoados, em dois horários diferentes:  das 16h às 22h e das 4h às 8h.

A cada cinco dias, o carro passa novamente no quarteirão.

“Os carros fumacê ajudam nas ações de bloqueio para eliminar o mosquito adulto que já são realizadas pela Secretaria de Saúde do município”, explicou o técnico de Endemias do Núcleo Regional de Saúde, Herberto Matos, referindo-se às bombas intercostais utilizadas pelos agentes de endemias.

Faça sua parte –  Quando você observar que o carro fumacê está por perto, é importante  abrir portas e janelas. Também não deixe os bebedouros dos animais expostos ao inseticida. Caso isso aconteça, é recomendável trocar a água do recipiente.

“Os carros em alguns momentos passam no sentido contrário nas ruas, com a velocidade de 10 km/h, uma vez que o canhão de inseticida é fixo. É importante que as pessoas que trafegam por essas vias fiquem atentos”, esclareceu o técnico.

Fonte: Secom/PMVC