Juventude Vitória da Conquista

Caravana da Justiça Social promove debate entre a juventude de Conquista

Diálogo foi intermediado pela Coordenação Municipal de Juventude, na Semtre

Diálogo foi intermediado pela Coordenação Municipal de Juventude, na Semtre

Como mais uma agenda da Caravana da Justiça Social, Vitória da Conquista recebeu na noite de quinta-feira, 30, uma edição dos Diálogos com a Juventude*. A Coordenação Estadual de Políticas para a Juventude, ligada à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, reuniu-se com representações locais dos movimentos representantes dessa parcela da população.

Esse tipo de programação já foi feito em outros municípios baianos por onde passou a Caravana da Justiça Social. Durante os encontros, a Coordenação Estadual expõe ações que tem desenvolvido, apresenta desafios em âmbito nacional, estimula o debate sobre o contexto político e social e, a partir dessa troca de ideias e informações, procura apontar formas para avançar mais.

“É muito importante que as juventudes todas possam participar desse debate”, observou o coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Jabes Soares.

Em Vitória da Conquista, coube à Coordenação Municipal de Juventude intermediar o debate. “É um grande avanço. Nosso papel é recepcionar e debater. A nossa juventude é que tem esse papel de protagonizar”, disse o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.

‘Debates e reflexões’ – Segundo Soares, o debate em Vitória da Conquista é facilitado pelo fato do município já dispor de uma estrutura institucional voltada às políticas públicas para a juventude. “Estamos em outro tempo aqui em Vitória da Conquista. À frente, se comparado à grande maioria dos outros municípios. São poucos os que têm uma estrutura exclusiva para a política de juventude”, disse.

O dirigente estadual mencionou como exemplos a adesão do município ao programa federal Estação Juventude e ao Plano Juventude Viva, além da existência da coordenação municipal e do Conselho Municipal de Juventude, e ainda a participação em conferências de juventude. “É mais confortável vir para Conquista fazer o debate, porque o acúmulo é outro, a maturidade dos movimentos é outra. É bacana”, avaliou Soares.

O prefeito Guilherme Menezes, que participou do diálogo com os movimentos de juventude, falou sobre a opção por ouvir os segmentos jovens e criar espaços institucionais para que eles atuem. “Este espaço tem trazido bons debates e grandes reflexões”, afirmou. “É muito importante a gente acreditar no que faz, independentemente das dificuldades”.

*Além do prefeito e dos integrantes de movimentos e representações jovens, participaram do debate o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, e o deputado estadual, José Raimundo Fontes.