Agricultura Vitória da Conquista

CAR oferece curso de operador de máquinas agrícolas para associações contempladas com tratores

Luís Carlos, coordenador de mecanização agrícola da CAR, e Edmundo Moreira, presidente da Associações de Produtores de Gameleira

Será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro (segunda e terça-feira próximas), no Setaf (Serviço Territorial a Agricultura Familiar), situado no antigo CSU, em Vitória da Conquista, um curso de operador de máquinas para os presidentes das Associações de Pequenos Produtores Rurais contempladas com os tratores entregues pelo Governo do Estado, por meio da CAR, no dia 9 de novembro, em Barra do Choça.

Segundo o coordenador de Mecanização Agrícola da CAR, Luís Carlos Ramos, o curso vai orientar os presidentes de associações e tratoristas sobre manutenção preventiva das máquinas, ou seja, como verificar o nível de óleo do trator, o nível de água, entre outros fatores, para garantir uma maior durabilidade do equipamento. “Eles chegam ao curso tratoristas e saem operadores de máquinas”, disse.

Os tratores são entregues com arado, grade, cultivador, guincho, macaco hidráulico, chave de rodas, lubrificador de graxas, entre outros implementos. Durante o curso, os participantes aprenderão como utilizá-los.

Além da parte de manutenção, os presidentes as associações serão orientados sobre gestão, a exemplo do valor hora/máquina que deve ser cobrado do associado e do não associado para que o trator não se transforme em pesadelo para as entidades.