Saúde Vitória da Conquista

Campanha ‘Outubro Rosa’ é lançada em Vitória da Conquista

Unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia

Unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia

Na manhã deste sábado (08), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançou no município de Vitória da Conquista, a etapa regional da campanha do Outubro Rosa, que prevê realizar mais de 20 mil mamografias na capital e no interior. O evento aconteceu no Espaço Glauber Rocha, onde uma unidade móvel com mamógrafos está instalada.

Participaram do lançamento o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o prefeito Guilherme Menezes, os deputados federais Waldenor Pereira e Sérgio Brito, a diretora geral do Hospital de Base de Conquista, Marilene Ferraz, dentre outras autoridades.

A unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia e funcionará todos os dias da semana. Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama não é necessária a solicitação médica. A campanha atende gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, elas serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência e, quando necessário, iniciam o tratamento o quanto antes.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016, sendo 2.760 de mama. Quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz