23 de abril de 2018 às 14:26

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa em Vitória da Conquista

A campanha prioriza grupos que estão mais suscetíveis ao vírus influenza

Teve início nesta segunda-feira (23), a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A vacinação contra a gripe vai até o dia 1º de junho, sendo que no sábado, dia 12 de maio, acontece o Dia D da campanha, com todas as salas de vacinação da zona urbana funcionando das 8 da manhã às 5 da tarde. O intuito da campanha é reduzir as internações, complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo da vacinação.

Segundo a coordenadora de imunização Ana Maria Ferraz, a distribuição da vacina vai acontecer de forma fracionada para garantir a integridade das doses e a segurança da população. “Nesta primeira remessa, recebemos 20% do total, número calculado com base no total de 73.641 pessoas, que é a população estimada para vacinação nesta campanha”, afirmou.

A campanha prioriza grupos que estão mais suscetíveis ao vírus influenza. Segundo informações da coordenadora de imunização, esses grupos são:

– Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes, em qualquer idade gestacional;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Trabalhadores da saúde;
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Povos indígenas;
– Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Ana Maria Ferraz afirma ainda que a vacina é trivalente e protege contra dois subtipos do vírus A (H1N1 e H3N2) e um do tipo B. Recentemente, a variação H3N2 do vírus ganhou destaque na mídia nacional devido a boatos que circularam pela internet. Sobre isso, a coordenadora destacou: “O vírus H3N2 já vem compondo a vacina há alguns anos. Não é novidade para os estudos e nem para a produção da vacina”.

Vale lembrar que não é necessário esperar o Dia D para se vacinar, pois a partir do primeiro dia da campanha, de segunda a sexta-feira, todos os postos de Vitória da Conquista estarão vacinando das 8:00 às 17:00.



Deixe seu Comentário