Saúde Vitória da Conquista

Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes começa dia 11

Este ano, o dia “D” da campanha será 16 de setembro

Entre os dias 11 e 22 deste mês, acontece, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 9 anos e de adolescentes de 10 a menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) com relação à 19 vacinas de rotina, como as de hepatites A e B, BCG, meningite C, tétano e a penta.

Este ano, o dia “D” da campanha será 16 de setembro, sábado, com as unidades de saúde funcionando das 8h às 17h. De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Ana Maria Ferraz, a campanha se dará em todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista e no dia D somente nas unidades da zona urbana.

Ainda, segundo Ana Maria, nesta campanha não há uma meta a ser cumprida. “De acordo com as orientações do informe técnico, por se tratar de uma campanha com vacinação seletiva, serão analisados os números de doses aplicadas e os comparecimentos para avaliação das cadernetas. Por isso, não há uma meta estabelecida”. A orientação é que os pais ou responsáveis compareçam às unidades com a caderneta da criança ou do adolescente em mãos para que a atualização seja realizada.

Sobre a campanha – A multivacinação é uma estratégia adotada pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) desde 2012. O objetivo é atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescente menores de 15 anos de idade, melhorando a cobertura vacinal e otimizando a logística dos serviços de saúde.

O programa é executado em todo o país através do trabalho em conjunto do Ministério da Saúde, por meio da CGPNI, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e das secretarias estaduais e municipais da Saúde.