Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Brasil Saúde Vitória da Conquista

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 5 de junho

A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B

A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B

Sem conseguir alcançar a meta de imunizar 80% da população contra a gripe, equivalente a 3,3 milhões de baianos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) decidiu prorrogar até o dia 5 de junho, sexta-feira, a campanha de vacinação em todo o estado. Em Vitória da Conquista, a expectativa é vacinar 71.528. Até o momento, mais de 22 mil pessoas já foram vacinadas.

 Os grupos prioritários que estão sendo atendidos são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas – mulheres que acabaram de dar à luz –, trabalhadores da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (estes, independente da idade).

Quem se encaixa em um desses grupos e ainda não se vacinou, é simples: procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando o cartão de vacinação. As unidades de saúde ficam abertas das 8h às 17h. Atualmente, o município conta com 40 salas de vacinação nas zonas urbana e rural e uma equipe volante para atendimento em alguns povoados da zona rural.

Proteção

 A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. De acordo com o Ministério da Saúde, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

No ano passado, 1.794 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).

Ainda, segundo o ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

O imunologista Jorge Kalil explica que a vacina da gripe evita a contaminação e que falar que alguém tem gripe porque tomou a vacina é um mito. “A vacina é feita com vírus morto e fragmentado. Ela vai proteger o individuo depois de três semanas”. O que pode ocorrer é que a pessoa pode pegar um resfriado comum e confundir com a gripe.

* Com informações do Ministério da Saúde, Ascom/Sesab e Secom/PMVC.