Vitória da Conquista

Campanha de Multivacinação começa nesta sexta-feira em todas as unidades de saúde do município

Começa nesta sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, em todas as 42 unidades de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista.

A campanha segue até o dia 29 de outubro. O dia D de divulgação e mobilização será no dia 16 de outubro, um sábado, com as unidades de saúde da área urbana funcionando das 8h às 14h.

A coordenadora de Imunização do município, Camila Assunção, explica que o objetivo da campanha é ampliar o acesso às vacinas de rotina que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. “A campanha é para aumentar as coberturas vacinais e lembrar os pais e responsáveis de manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia para que eles estejam protegidos contra as doenças imunopreveníveis, como o sarampo, meningite e caxumba que afetam a saúde dessa faixa etária”, ressaltou a coordenadora.

Os pais ou responsáveis devem conferir a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente e procurar uma das unidades de saúde mais próxima de casa, de 7h às 17h, para fazer a imunização com as vacinas que ainda estiverem faltando.

Para os adolescentes entre 12 e 15 anos que estão aguardando para serem imunizados contra a Covid-19, o Ministério da Saúde afirmou que não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível fazer todas ao mesmo tempo.