Geral Vitória da Conquista

Caminhada Comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência acontece nesta segunda-feira, 3

O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992

Acontece na próxima segunda (03), a 2ª Caminhada Comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Com início previsto para às 8h, a concentração será na Praça Guadalajara (Praça da Normal), com destino à Praça 9 de Novembro. A promoção é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto às associações, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

A ação pretende dar visibilidade à pessoa com deficiência, informar sobre direitos, serviços aos quais pode ter acesso e despertar os munícipes para o rompimento das barreiras atitudinais e preconceito, além de buscar o comprometimento das pessoas no respeito aos direitos desse público.

Respeito aos direitos de locomoção, educação, saúde, assistência social, habilitação e reabilitação, mercado de trabalho, apoio à inclusão, autonomia, dignidade humana, qualidade de vida, acessibilidade, e todos os direitos assegurados constitucionalmente, são as premissas necessárias à concepção de um ambiente inclusivo, em que impere a igualdade de condições e oportunidades da pessoa com deficiência com as demais pessoas, objetivo este que dificilmente será totalmente atingido sem o envolvimento e compreensão de toda a sociedade.

O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o propósito da data (03 de dezembro) ser voltada, anualmente, para despertar a sociedade em geral sobre o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, tão árdua e morosamente conquistados.

A adesão da população ao movimento de inclusão desse público se faz muito importante no processo de tornar efetiva a plena participação social da pessoa com deficiência, sem qualquer barreira, limitação ou segregação.

O Conselho e a prefeitura municipal convidam toda a população e profissionais envolvidos, órgãos em defesa de direitos e instituições militantes com a causa em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, para estar nesse importante momento de conscientização