Vitória da Conquista

Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Conquistense em Sessão Solene

Na próxima terça-feira, 9 de Novembro, Vitória da Conquista comemora 181 anos de emancipação política, e como já é de costume no mês de aniversário da cidade, a Câmara Municipal (CMVC) realizou na noite desta quinta-feira, 4, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Conquistense – Edição 2021.

Durante a cerimônia foram homenageados 42 cidadãos que escolheram Vitória Conquista para morar, estudar, trabalhar, ou que trouxeram benefícios para a cidade, colaborando com o desenvolvimento do município. Outras duas personalidades que não puderam comparecer à solenidade – o Arcebispo Dom Josafá e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Almeida Trindade –  receberão a honraria posteriormente. Ao todo são 45 títulos nesta edição.

Neste ano, o troféu que simboliza o Título traz como referência o monumento da Praça Mármore Neto, localizada no Bairro Brasil, que homenageia os imigrantes.  O monumento, que expressa o acolher a todos aqueles que chegam ao município, é representado por um grande boneco de braços abertos que traz no peito o mapa da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), abriu a solenidade ressaltando que esse é um momento de manifestação da gratidão de Vitória da Conquista àqueles que, mesmo não tendo nascido aqui, fazem do município  um lugar melhor. “Uma cidade que sempre pensou grande, pensou em seu desenvolvimento. É uma cidade feita a muitas e muitas mãos”, destacou ele.

Dudé ressaltou o potencial que Conquista tem, graças  à colaboração de cada um. “Cidade predestinada para o crescimento, para o avanço. A melhor cidade do Brasil para se viver, para investir”, disse. Ainda em seu pronunciamento, o presidente da Casa parabenizou aos homenageados e pediu que sigam colaborando com a cidade. “Agora, com o Título de Cidadão Conquistense, que possam continuar contribuindo para o avanço de Vitória da Conquista”, finalizou

A prefeita Sheila Lemos (DEM) disse ser uma felicidade receber oficialmente os novos cidadãos conquistenses. “É uma alegria enorme estar aqui nesta noite recebendo novos irmãos conquistenses, que têm um trabalho prestado à nossa cidade, e fazem a nossa cidade ser essa Jóia do Sertão Baiano”, saudou Lemos.

De acordo com a prefeita, Conquista tem a pujança reforçada por àqueles que chegam de outros municípios. “Vitória da Conquista é a capital do sudoeste baiano por conta de nós conquistenses, nascidos aqui ou que têm Vitória da Conquista como sua cidade do coração. Essa cidade abraça a todos que aqui chegam”, finalizou Sheila Lemos.

 

O Título – O Título de Cidadão Conquistense é uma honraria prestada pelo Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a relevância das pessoas indicadas. Os vereadores reconhecem a entrega da honraria como um ato de grande importância, uma vez que os homenageados representam àqueles que vieram de outras cidades para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Vitória da Conquista.