Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Política Vitória da Conquista

Câmara discutirá situação do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

O Centro, que é da década de 1980, é um dos poucos espaços culturais públicos de Vitória da Conquista

O Centro, que é da década de 1980, é um dos poucos espaços culturais públicos de Vitória da Conquista

Acontece nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma audiência pública que vai discutir a situação do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A iniciativa foi subscrita por todos os 21 vereadores da Casa. Já o equipamento está paralisado, em quase a sua totalidade, há cerca de dois anos. Em 2013, uma determinação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA) interditou o Centro em decorrência de várias irregularidades no espaço, como falta de acessibilidade – rampas e banheiro para cadeirantes. A reforma só começou 10 meses após a interdição, em abril de 2014, e ainda se arrasta sem previsão de término.

O Centro, que é da década de 1980, é um dos poucos espaços culturais públicos de Vitória da Conquista. O seu fechamento é alvo de reclamações de produtores e artistas e já motivou alguns protestos como o ocorrido no início do ano, no Dia do Teatro. Além disso, um grupo de vereadores da CMVC também esteve em Salvador com o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, discutindo o tema.

Segundo a coordenação da entidade, foram feitos reparos e obras de adaptação para acessibilidade e mobilidade. Mas, no momento, o Centro não passa por nenhuma obra. O coordenador, Daniel Nunes, informou que aguarda a revisão do Projeto de Combate a Incêndio, Segurança e STDA, uma exigência legal, para, novamente, entregar ao Corpo de Bombeiros. Para execução desse plano, o Estado deverá ainda realizar um processo licitatório.

Mesmo sem previsão de conclusão da reforma e da reabertura total do Centro, alguns espaços voltarão a funcionar no início de outubro: duas salas anexas e a Concha Acústica. Com isso, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima voltará a receber eventos de maior porte como a Mostra Cinema Conquista que acontece de 4 a 9 de outubro.