Televisão

#BOTAABOCANOMUNDO: Após 36 anos, Chaves se despede do SBT

Quem me conhece e me acompanha, sabe que eu não poderia deixar de lamentar a saída de Chaves do SBT. Foram 36 anos de muita alegria na emissora do Sisi e um famoso case de sucesso com uma audiência estrondosa. O fenômeno foi muito além do que o próprio Silvio poderia imaginar. “Chaves” continua dando audiência em 2020 e era uma válvula de escape quando os números despencam na grade da emissora. Agora o SBT precisará se reinventar.

A partir de hoje, sábado, 1º de agosto, o SBT não estará mais autorizado a exibir os seriados do “Chaves”, devido ao contrato com a Televisa que seria até o dia 31 de dezembro, porém há uns três meses, veio a comunicação que o compromisso com a empresa “Chespirito”,que é a dona dos textos, iria expirar em 31 de julho.

Segundo informações do Jornalista Flávio Ricco, no inicio deste mês, em uma nova conversa, entre as emissoras, Sbt e Televisa foi informado que a situação já teria sido contornada e o combinado da exibição do seriado prevaleceria até 31 de dezembro. Mas nesta última quarta-feira, tudo mudou com a chegada de um novo aviso, informando que a exibição teria que ser interrompida já a partir deste sábado (1).

Roberto Gómez Fernandez, filho do Bolaños, é quem está à frente da “Chespirito” e há a desconfiança de que ele estaria negociando esses direitos com alguma empresa de streaming.

E como isso, além do SBT está acontecendo com outras tantas TVs do mundo, especula-se que esse acerto deve ser com a Netflix.

O SBT está para soltar um comunicado informando tudo isso.

Comunicado do SBT

São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.