Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Economia Política

Boato sobre fim do Bolsa Família faz agências da Caixa lotarem em 12 Estados neste domingo

h6hr6hBeneficiários do Bolsa Família, programa do governo Federal destinado às famílias de baixa renda, continuaram acreditando, neste domingo (19), no boato iniciado nesse sábado (18) de que o programa acabaria. Hoje, várias agências da CEF (Caixa Econômica Federal) localizadas no Nordeste e em outras regiões do país estiveram lotadas, pois os beneficiários, apesar do anúncio do governo desmentindo o boato, ainda tentavam sacar o dinheiro do benefício.

Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em agências de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão.

Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Pará, do Amazonas e do Rio de Janeiro.

Conforme dados preliminares da CEF, um levantamento apontou que ocorreram problemas nas tentativas de saques em 15 agências da Bahia, 9 agências de Alagoas, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão. Em Sergipe, no Rio Grande do Norte, no Amazonas e no Rio de Janeiro foram registrados tumultos, mas a CEF não contabilizou o número de locais em que ocorreram.

j777r7j

O governo Federal esclareceu que a história se tratava de boato e destacou que a falsa informação foi disseminada em 12 Estados brasileiros. A CEF também emitiu nota reforçando que há dinheiro para os saques. A PF (Polícia Federal) vai instaurar inquérito para investigar de onde partiu o boato, que foi disseminando boca a boca e também e pela internet.

Para tentar tranquilizar a população, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) informou ainda na noite desse sábado que a informação não procedia e, neste domingo, a ministra Tereza Campello concedeu uma entrevista coletiva, na sede do ministério, em Brasília, para reforçar que nada vai mudar no Bolsa Família.

A ministra pediu que os beneficiários continuem obedecendo o calendário para evitar longas filas e tumultos em agências da CEF, casas lotéricas e agências dos Correios, que são correspondentes bancários.

Apesar dos apelos do governo federal para que as 13,8 milhões de pessoas fiquem tranquilas, a maioria dos beneficiários está temerosa porque já contam com a ajuda, que foi iniciada há quase dez anos.

vrvr

“Preciso desse dinheiro para complementar minha renda. É com ele que compro o material escolar do meu filho e outras despesas extras. Se for acabar será uma grande perda na minha renda. Ainda estou sem acreditar que é mentira, mas como estão dizendo vamos aguardar porque não temos o que fazer”, disse a empregada doméstica Jane Cabral, 39, que tentou sacar o dinheiro em duas lotéricas, em Maceió, neste sábado (19), mas não conseguiu devido ao tumulto com a quantidade de gente e porque o dinheiro dos caixas acabou devido ao grande número de retiradas.

O sistema dos caixas de autoatendimento da CEF também ficou congestionado devido ao número de usuários que tentavam retirar o dinheiro do Bolsa Família. Muita confusão, tumulto e correria de beneficiários que temiam perder o dinheiro.