Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Educação Vitória da Conquista

Bate Pé sedia o 22º Encontro do Proler

Presente na região sudoeste da Bahia há 22 anos, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) realizou nesta quarta, 5, seu 22º Encontro. Nesse ano, o projeto contemplou o povoado de Bate Pé com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, proporcionando ao público palestras, mesas redondas, exposição, painéis, oficinas, entre outras atividades.

O reitor da Uesb esteve presente e afirma que a iniciativa é um trabalho de extensão da Universidade, que visa à promoção da educação para a comunidade. “Atuamos juntamente com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, e estamos realizando um trabalho de dar condições para que as pessoas possam sonhar e concretizar um futuro melhor com a inclusão social e uma educação de qualidade”, conclui. 

O objetivo do projeto é o incentivo a leitura e a escrita como práticas libertárias e de cidadania, além de democratizar o acesso aos programas de leitura. O Programa é promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e tem a Uesb como um de seus parceiros. “É necessário que os professores compartilhem e incentivem a leitura. O nosso sentimento é de missão cumprida. É sempre uma alegria que se renova, me sinto animada para dar seguimento nesse trabalho”, afirma a coordenadora do Proler, Eleuza Camara.

O ex-presidiário Hélio Texeira conta que agora é escritor com quatro livros publicados possibilitados pelo Projeto. Hélio participou do Encontro contando sua história de superação, “A minha história caiu do céu, fui um homem do campo e não tive experiência com a cultura. A vida me levou a parar em um cárcere, conheci as ações do projeto de leitura e assim modifiquei a minha vida”, afirma.

Para Coriolano Moraes, secretário municipal de Educação, o encontro é especial e histórico, porque o distrito se transforma na capital conquistense da literatura, onde grandes personalidades participam e contribuem para trabalhos de palestras, oficinas entre outras atividades. “O Proler é de fundamental importância para dar inicio a uma mudança de consciência nos estudantes, professores e na população como um todo”, ressalta.

Com informações da Tv Uesb.