Infraestrutura Serviços Públicos Vitória da Conquista

Barragens construídas pela Prefeitura “sangram” e já trazem benefícios à população rural

Em 2013, onze barragens foram construídas para garantir o acúmulo de água no município e prevenir contra os efeitos da estiagem

Barragem do povoado de Bate Pé

Barragem do povoado de Bate Pé

Após um ano inteiro de trabalho na lavoura, no povoado de Poço Feio, localizado na região do distrito de Bate-Pé, o agricultor José da Silva, 59 anos, permitiu-se um breve período de descanso em dezembro de 2013. Ao lado da esposa, Regina, ele viajou a São Paulo e passou os festejos de Natal e Ano-Novo em companhia dos filhos. Quando o casal retornou a Vitória da Conquista, já nos primeiros dias de janeiro deste ano, Silva deparou-se com um cenário bem diferente do que deixara ao embarcar para a capital paulista: por conta das chuvas que caíram sobre o município, encontrava-se em fase de “sangramento” a barragem construída ali em setembro, pela Prefeitura Municipal.

Além do largo espelho d’água, outra grata surpresa: os pés de melancia e banana, plantados por ele no entorno da barragem, antes de viajar, já se apresentavam em pleno desenvolvimento. Para aguá-los, Silva se havia utilizado dos primeiros milhares de litros de água acumulados pela obra municipal. “Todo dia eu pegava água lá e ia molhando”, recordou o agricultor no entardecer da última sexta-feira, 17, enquanto ostentava, com ar de orgulho, algumas das primeiras melancias, já robustas e maduras.

“É uma água boa e limpa, e é da comunidade. Então, a gente tem que cuidar. Estamos muito satisfeitos”, afirmou Silva, referindo-se ao fato de que, embora tenha sido construída em sua propriedade, a barragem é de uso coletivo. A obra pode acumular cerca de 80 milhões de litros de água, beneficiando diretamente 40 famílias da região. Os moradores já instalam mangueiras no barramento, a fim de que conduzam a água até suas casas por meio da gravidade.

 ‘Água para muito tempo’ – Perto dali, nas localidades de Pau Ferro I e Pau Ferro II, outras duas barragens, igualmente construídas pela Prefeitura, também “sangraram” e já trazem novas perspectivas para os moradores. Na de Pau Ferro II, a vara de madeira, fincada no ponto mais profundo e quase que totalmente submersa, evidencia que o espelho d’água já possui pelo menos quatro metros de profundidade. O lavrador Jurandir Ferreira e sua esposa, Maria de Fátima, que moram nas imediações, já fazem planos: pretendem utilizar a água para irrigar suas plantações, nas quais cultivam feijão, milho, abóbora e melancia, além de manter as pequenas criações de porcos e galinhas. “É bom porque serve para todo mundo”, observou Jurandir. “Não vai faltar água, não. Tem água para muito tempo, aí na barragem”.

‘Momento especial’ – A capacidade de acumulação das três barragens – Pau Ferro I, Pau Ferro II e Poço Feio – chega a 140 milhões de litros de água. O número total de famílias diretamente beneficiadas por esses reservatórios gira em torno de 180, em parte da região de Bate-Pé. Entregues oficialmente à comunidade em setembro de 2013, as três estão incluídas entre as onze que foram construídas pelo Governo Municipal, durante o ano passado.

”É um momento especial para a comunidade da zona rural. Com o início das chuvas, as barragens estão cheias”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. “O principal objetivo do Governo Municipal foi alcançado: aumentar a reserva de água no município, para uso animal e produção agrícola”.

Reportagem da SECOM/PMVC