Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde Vitória da Conquista

Banco de Leite apoia e incentiva aleitamento materno em Vitória da Conquista

Banco de Leite Humano

O leite materno possui todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento dos bebês, por isso é essencial que sejam alimentados, durante os primeiros seis meses de vida, exclusivamente com o leite materno. Então, para promover e incentivar o aleitamento, foi criado o Banco de Leite. O equipamento, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, faz parte da política de incentivo ao aleitamento materno no Brasil.

Somente em 2013, o Banco de Leite captou 904 litros de leite materno, graças à doação de 751 mães, que beneficiaram 507 recém-nascidos internados na UTI neonatal da instituição.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos, o atendimento às mães é realizado inicialmente pela equipe de enfermagem. Havendo necessidade de um atendimento mais especializado, a paciente é encaminhada para o médico do Banco de Leite, que a acompanhará e dará todas as orientações necessárias.

“Nós recebemos doações de mulheres que estão amamentando e têm produção de leite excedente. Para ser doadora, ela precisa ter feito o pré-natal e estar com o resultado em mãos. Não precisa vir até o Banco de Leite para fazer o cadastro de doadora, basta ligar e o serviço vai até a residência, faz o cadastro, a entrevista e dá todas as orientações de como deve ser feita a coleta do leite em casa. É também o próprio Banco de Leite que vai fornecer vidro, touca, máscara e tudo que seja possível para que a doadora consiga fazer a coleta de forma adequada, para não contaminar o leite”, conta Adriana.

Antes de ser distribuído, o leite coletado passa por um processo de pasteurização, com objetivo de eliminar qualquer tipo de impureza. Além disso, são feitos exames microbiológicos para certificar a inexistência de contaminação do leite.

Mães que querem se tornar doadoras ou pessoas interessadas em conhecer o trabalho do Banco de Leite Humano podem entrar em contato com o serviço por meio do telefone (77) 3420 6237.