29 de setembro de 2017 às 18:46

Bancários se manifestam em defesa dos bancos públicos

Mobilização ẽ contra o desmonte das instituições públicas

Na próxima segunda-feira (2), os bancários de Vitória da Conquista promovem uma manifestação, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 9h, para esclarecer a população sobre os riscos do sucateamento e da privatização dos bancos públicos.

O governo Temer vem promovendo o desmonte do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, diminuindo a quantidade de funcionários e fechando agências. Com a perspectiva da venda ou concessão de mais de 55 empresas públicas, os bancos podem ser os próximos, acabando com um setor estratégico para a economia brasileira. “Através dos bancos públicos, é possível promover empréstimos com taxas de juros menores, financiamentos habitacionais e de infraestrutura, fomento às economias locais e aos pequenos agricultores, e a promoção de programas sociais (como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pro Jovem e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o que não acontece nos bancos privados, que visam exclusivamente o lucro através da exploração dos trabalhadores. Além disso, direitos da população, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Seguro Desemprego, podem cair nas mãos do setor privado, o que seria desastroso”, afirma Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.xc

A mobilização também acontece em Brumado, na terça-feira (3), em Itapetinga, na quarta-feira (4), e em Poções, na quinta-feira (5).



Deixe seu Comentário