Greve Vitória da Conquista

Bancários avaliam nesta quinta, 6, nova proposta da Fenaban

A resistência dos bancários nas mobilizações arrancou dos bancos uma terceira proposta depois de muitos dias de silêncio e descaso

A resistência dos bancários nas mobilizações arrancou dos bancos uma terceira proposta depois de muitos dias de silêncio e descaso

Na última quarta-feira (5), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) esteve em negociação com o Comando Nacional dos Bancários e apresentou um reajuste salarial de 8% mais abono R$3.500 neste ano e para 2017, propõem reposição da inflação e 1% de aumento real. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza hoje (6), às 19h, uma assembleia para discutir o índice ofertado pelos bancos.

A resistência dos bancários nas mobilizações arrancou dos bancos uma terceira proposta depois de muitos dias de silêncio e descaso.  Para além do reajuste salarial, a Fenaban propôs para o vale-alimentação o reajuste de 15%, para o vale-refeição e auxílio creche/babá um reajuste de 10%. Sobre os dias não trabalhados no período da greve, os bancos apresentaram o abono total.

São 31 dias de intensas mobilizações em todo o país. A Greve Nacional dos Bancários já paralisou mais de 13 mil agências em todo o país e conta com uma maior participação dos gerentes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Na base do Seeb/VCR, 80% das agências estão com sem funcionamento.

Negociações específicas

Ontem também aconteceram as mesas de negociação com a CEF, o BB e o BNB debatendo temas específicos como por exemplo a PLR e temas relacionados a mais contratações. A Caixa apresentou um acordo específico a criação de uma comissão par aprimorar o RH 184 e um reajuste acima do apresentado pela Fenaban para os benefícios. Já o BNB, não apresentou data para o pagamento da PLR e apresentou um índice para benefícios inferior. A proposta específica do Banco do Brasil inclui a ampliação do número de vagas para gerência média e proteção nos casos de reestruturação no caso de mudança de cargos.

Precisamos avançar em segurança

Os bancos se recusaram até o momento a discutir as pautas de segurança. A Bahia é um dos estados que mais sofre com a violência no setor bancário. Na madrugada de hoje aconteceu mais um ataque no interior, desta vez em Piripá. Segundo informações, cerca de 15 pessoas cercaram a cidade com fuzis e explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil e o PAA do Bradesco. A ação durou cerca de meia hora e dezenas de tiros foram disparados, deixando a cidade em pânico. Este já é o 66º ataque à banco no estado, em 2016.

“Nessa atual conjuntura, o nosso único caminho é a luta. Nossa categoria mostra sua força e resistência nestes 31 dias de paralisação. Após a Fenaban apresentar mais uma proposta os bancários devem comparecer às assembleias para avaliar a proposta geral e as específicas dentro desse cenário de retirada de direitos. A participação de todos é de extrema importância para traçar os nossos rumos”, ressalta Larissa Couto, diretora do SEEB/VCR.