Vitória da Conquista

Após suspensão, distribuição de santinhos em Vitória da Conquista volta a ser permitida pelo TRE

Entrega só poderá ser feita pelo próprio candidato

A Justiça Eleitoral decidiu, na manhã desta segunda-feira, 05, voltar atrás na decisão de suspender a distribuição de santinhos em Vitória da Conquista. A nova decisão veio após uma reunião com as lideranças dos partidos.

A distribuição de santinhos foi proibida no início da semana passada por uma resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tendo como justificativa a possibilidade de contaminação pelo coronavírus e a aglomeração de pessoas contratadas para entregar os panfletos. A decisão caiu como um balde de água gelada nos candidatos, pois os famosos santinhos são considerados essenciais nas campanhas eleitorais e figuram entre as principais peças publicitárias nesse período. São as populares ‘pescas’ usadas pelos eleitores no dia da votação para não esquecer o número do candidato. Por esse motivo, os partidos entraram com apelação contra a medida.

Com a nova decisão, a distribuição passa a ser permitida, mas somente pelas mãos dos candidatos desde que observadas as regras que proíbem aglomeração.

Para o vereador Luciano Gomes (PCdoB), candidato à reeleição, essa é uma decisão acertada. “Fazer campanha sem santinho é algo irreal, principalmente na zona rural onde boa parte das pessoas não tem acesso às redes sociais, eu tinha certeza que a Justiça Eleitoral ia rever essa decisão”, disse, acrescentando que a eleição deste ano ficará para a história. “É algo que a gente nunca viu, uma situação diferente de tudo aquilo que já vivemos”, concluiu.