Educação UESB Vitória da Conquista

Após mais de dois meses, campus da Uesb em Conquista é desocupado

As atividades administrativas serão retomadas a partir da terça-feira (10), e as atividades acadêmicas no dia 8 de fevereiro será

O campus da Universidade Estadual do Sudoeste Bahia (Uesb) de Vitória da Conquista foi desocupado na tarde desta segunda-feira (9), após mais de dois meses. O local estava ocupado por estudantes que protestavam contra a PEC 55. A informação foi confirmada pela assessoria da instituição.

Conforme a Uesb, uma vistoria foi feita nas instalações do campus antes da saída dos manifestantes. Não foi encontrado nenhum dano nas estruturas da instituição. Segundo a universidade, funcionários da limpeza realizam uma faxina no local logo após a saída dos estudantes.

As atividades administrativas serão retomadas a partir da terça-feira (10), segundo informou a assessoria da Uesb. No dia 1º de fevereiro, as atividades acadêmicas serão reiniciadas, no entanto, apenas no dia 8 de fevereiro será definido um novo calendário de aulas que contemple a reposição das atividades do período da ocupação e os dois semestres de 2017.

O cronograma será definido em reunião feita com os integrantes do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Concep), do qual fazem parte alunos, professores e servidores da instituição.

Ocupação
O grupo estudantil batizado de “Ocupa Uesb” começou a manifestação dentro da universidade no dia 21 de outubro de 2016, em protesto contra a PEC-55, antiga 241, que limita os gastos públicos pelas próximas duas décadas. Na época, os campi de Jequié e Itapetinga também foram tomados. Desde então, as aulas estavam suspensas na instituição e o vestibular, que deveria ter sido realizado em dezembro e 2016, foi adiado para os dias 15 e 16 de janeiro de 2017.

Várias instituições públicas do país também foram ocupadas no mesmo período.

Após a aprovação da PEC pelo senado, no dia 13 de dezembro, os campi de Jequié e Itapetinga foram desocupados, mas em Vitória da Conquista o movimento continuou por conta de reivindicações internas.

No dia 19 de dezembro, a Uesb pediu reintegração de posse à Justiça, para que os estudantes deixassem o local, e chegou a negociar a liberação com os manifestantes, mas não houve acordo.

Por conta da ocupação, as provas do vestibular que seriam realizadas no campus foram transferidas para escolas de Vitória da Conquista. O processo seletivo irá oferecer 1.186 vagas para 47 cursos, sendo 727 vagas para o primeiro semestre letivo e 459 para o segundo período. As vagas são distribuídas entre os três campi da instituição, Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Fonte: G1 Bahia