Transporte Vitória da Conquista

Após 24 dias de retenção de ônibus em Vitória da Conquista, 80 mil usuários enfrentam dificuldades no transporte

Os ônibus da Vitória permanecem no pátio da empresa

Vinte e quatro dias após a retenção dos ônibus coletivos de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, a crise no transporte público ainda não foi resolvida. Até esta sexta-feira (10), a frota segue reduzida e mais de 80 mil usuários do sistema estão prejudicados.

A principal queixa dos passageiros, além da demora entre a passagem de veículos, é que os ônibus acabam não parando nos pontos porque passam lotados.

A crise no transporte afeta também os mais de 500 funcionários da Viação Vitória, que estão com salários atrasados.

A Prefeitura informou nesta sexta-feira que a Cidade Verde ocupa 11 linhas que antes eram atribuídas à Viação Vitória, além das 25 linhas que sempre foram de responsabilidade da Cidade Verde.

Agora, o município negocia com a Viação Cidade Verde para que ela assuma temporariamente as linhas afetadas pela paralisação da Viação Vitória.

Os veículos foram retidos em inspeção surpresa na garagem da empresa Viação Vitória com pneus carecas, sinalização deficiente e tacógrafo em mau estado, entre outros. Dos 80 ônibus que operavam no sistema, 74 foram retidos na vistoria da prefeitura, no dia 17 de julho.

A situação de emergência no transporte público foi decretada no dia 18 de julho. Desde o dia 26 de julho, quando a frota foi reforçada, o município conta com apenas 16 veículos, que atendem a seis linhas do sistema da cidade. //G1