Festas Juninas Vitória da Conquista

Apoiado pelos mandatos do vereador Luciano Gomes e do deputado Jurandy Oliveira, Arraiá de Cabeceira do Jiboia terá seis atrações

Praça lotada mostra sucesso dos festejos em Cabeceira do Jiboia

Os festejos juninos no Distrito de Cabeceira do Jiboia , em Vitória da Conquista, prometem muita animação. Com 27 anos de tradição, a festa deste ano será uma das mais animadas dos últimos anos, com seis atrações. O forró acontece nos dias 23 e 24 de junho, e terá Robson Dluka, Alessandro San, Moleka Assanhada, Roberto Moreno, Vanilson do Acordeon e Forró Chegança.

Além dos shows, haverá comidas e bebidas típicas, apresentação de quadrilhas, sorteios de brindes, pau de sebo e outras brincadeiras que fazem parte das festas juninas.

Apoiado pelos mandatos do deputado Jurandy Oliveira e do vereador Luciano Gomes (PR), este morador do Povoado de Duas Vendas, o São João de Cabeceira do Jiboia, ou São João da Limeira, é considerado um dos melhores da região. Começou como reunião de família e amigos, mas a cada ano foi atraindo um número maior de pessoas e ganhando força. O diferencial está na forma como é organizado, levando em conta todos os aspectos inerentes à festa nordestina, que se modernizou sem abrir mão da fidelidade aos costumes. Nas festas juninas de Cabeceira do Jiboia não pode faltar quentão, canjica e amendoim, além de muito forró.

Segundo o vereador Luciano Gomes, organizador dos festejos, existem duas festas em Cabeceira do Jiboia que se tornaram tradição: os festejos a São João e a Festa da Bandeira. Essa última acontece tradicionalmente no início do mês de junho, próximo aos festejos de Santo Antonio, padroeiro da comunidade, mas este ano, respeitando a opinião da comunidade, a Festa da Bandeira vai acontecer em julho, mês em que se comemora o Dia da Agricultura Familiar.

“O baiano, aliás, o nordestino de um modo geral é um povo trabalhador, sofrido, mas nem por isso deixa de apreciar as coisas boas, as nossas tradições, das quais não abrimos mão. Por isso o nosso mandato apoia, porque é tradição, é alegria, e todos merecem se divertir com paz e tranquilidade. Somos um povo sofrido, porém somos felizes, graças a Deus”, disse o vereador.

Para o deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP), “apoiar os festejos juninos é apoiar a cultura baiana nordestina, pois não há como separar a Bahia das festas de São João. “É cultura, é alegria, é geração de emprego e renda, nós adotamos Vitória da Conquista como nossa terra; nosso mandato é apoiado pelo vereador Luciano, e vice-versa, é uma parceria forte que envolve tudo o que diz respeito a Cabeceira do Jiboia, Gameleira, Santa Marta, Jussara, Jiboia, isso inclui obras, serviços, festas e tudo o mais que o nosso mandato é capaz de promover junto com o mandato do nosso amigo e vereador Luciano. Vamos comemorar o São João com festa e muita alegria”, conclamou.