Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Justiça

Apenas 6,8% dos faltosos regularizaram o título de eleitor na Bahia, afirma TRE

Da Redação

Dos 132.912 baianos registrados como faltosos no Cadastro Eleitoral, ou seja, eleitores que deixaram de votar e justificar nas três últimas eleições, apenas 9.075 (6,8%) quitaram suas pendências nos postos de atendimento do TRE-BA.

Os dados são ainda parciais e deverão ser contabilizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral em balanço final no mês de maio. Apesar do aumento no número de atendimentos nas últimas semanas, foi pequena em todo o país a procura por regularização nos postos dos TREs.

No Brasil, dos cerca de 1,5 milhão de faltosos, aproximadamente 128 mil (8,5%) sanaram suas pendências. Com tal balanço, mais de um 1,3 milhão de brasileiros deverão ter os títulos cancelados. Destes, cerca de 123 mil estão na Bahia.

Essa quinta-feira (25/4), foi o prazo final para que os cidadãos que deixaram de votar e justificar em três eleições consecutivas regularizassem a sua situação sem ter o título cancelado. Para os que tiverem o documento cancelado, a orientação é que, mesmo após o prazo, não deixem de regularizar a situação.

O procedimento é o mesmo, podendo ser realizado na CAP, nos cartórios e postos dos SACs. A diferença é que, a partir de agora, enquanto não se regularizar, o eleitor vai estar com o título cancelado. A previsão é que seja disponibilizada em 14 de maio a lista final com os nomes e os números de inscrição dos eleitores cancelados.

Restrições
Dentre outras limitações, eleitores com o título cancelado ficam impedidos de matricular-se em faculdades, obter passaporte ou carteira de identidade, contrair empréstimo em instituições financeiras, participar de concorrência pública ou administrativa ou ser nomeado, no caso de aprovação, em concurso público.

Matéria Original: Tribuna da Bahia