Meio Ambiente Vitória da Conquista

Além de iluminação, Avenida Brumado recebe 100 mudas de ipê

Mudas foram doadas pela Coelba

Há exatos 11 dias, a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) assinaram um termo de compensação ambiental e já nessa terça-feira, 1°, cem mudas de ipê, doadas pela concessionária, foram plantadas na avenida Brumado.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira, os ipês são de três cores diferentes –  branco, rosa e roxo. “A ideia é forma um degradê para termos um embelezamento daquela área. Pedimos a população que cuide dos ipês para que daqui a dois anos tenhamos o resultado que será o florescer destas árvores”, declara Luzia.

O empresário Ronaldo Carvalho comercializa equipamentos e máquinas na Avenida Brumado há 10 anos e aprovou a ação realizada pelo Governo Mais Perto de Você. “Acho legal arborizar a Brumado. Acho bonita avenidas bem arborizadas e a nossa aqui até então tinha árvores, mas muito pouca. Os gramados das áreas públicas, de jardins, canteiros estão sempre bem aparados. Quanto isso ai estou satisfeito, está indo bem”.

Moradora do Vila Serrana IV, Marilene Santos, vem do seu bairro caminhar na Brumado. Na tarde dessa terça-feira, ela ficou feliz ao  ver as novas mudas de ipês e ponderou: “É importante. Eu gosto muito do verde e ultimamente o homem tem matado as plantações e o ar fica mais poluído, então é bom plantar essas árvores”.

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de plantar as mudas de ipês, estão colocando as grades de proteção, também obtidas por meio da compensação em razão de uma intervenção elétrica que a Coelba precisou fazer no acesso da cidade. Para isso foi necessário podar 65 eucaliptos, na altura de dois metros. “O objetivo é formar uma copa bem mais baixa que não atinja a rede elétrica”, informou a secretária de Meio Ambiente.