Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Justiça UESB Vitória da Conquista

Adolescente tem vaga assegurada na Uesb após instituição negar sua matrícula em curso de Direito

Uesb, Campus de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Uesb, Campus de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Um estudante de 16 anos terá direito a ingressar no curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) após a instituição ter se negado a efetuar sua matrícula. O motivo, segundo a Uesb, foi porque o adolescente não apresentou a certidão de conclusão do ensino médio, uma vez que ele ainda cursa o 3º ano no Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista. O estudante ingressou no vestibular por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

À frente do caso, o defensor público Valdemir Pina ajuizou uma Ação Ordinária de Obrigação de Fazer, com pedido de antecipação de tutela, que foi indeferida pelo Juizado da Vara da Infância e Juventude da comarca daquele município. Após a negativa, o defensor da Infância e Juventude Pedro Fialho recorreu da decisão, interpondo Agravo de Instrumento, baseando-se no fato de o aluno ter demonstrado capacidade intelectual para frequentar o curso superior, conforme disposto no art. 208, inciso V da Constituição Federal, bem como no art. 54, inciso V do ECA e no art. 4°, §2o da LD.

O pedido foi deferido em 2o grau pela desembargadora Marcia Borges Faria, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Segundo a decisão que dá ao estudante o direito de frequentar as aulas até a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio, “é perfeitamente cabível preservar o preceito constitucional de acesso conforme a capacidade […], assegurando o imediato acesso à universidade e determinando a continuidade de seus estudos no ensino médio de modo concomitante ou mesmo sua submissão a exame supletivo”.