Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Educação Vitória da Conquista

‘A VERDADEIRA HOMENAGEM A UM PROFISSIONAL É VALORIZÁ-LO COMO TAL’, DIZ PRESIDENTE DO SIMMP

Foto: Ascom/SIMMP

Foto: Ascom/SIMMP

Na noite da última terça-feira, 18, Profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Vitória da conquista fizeram uma manifestação silenciosa na Câmara Municipal de Vereadores, durante a sessão em homenagem ao Dia do Professor, em virtude de o governo municipal negar a reformulação do Plano de Carreira. Trajando roupas pretas e com cartazes nas mãos – tendo em vista que não é permitido ao público se exprimir verbalmente no espaço – a categoria evidenciou a insatisfação com o fato.

Convidada a compor a mesa durante a Sessão, a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira, aproveitou o espaço para falar sobre a problemática que envolve a educação: “Nós não somos de maneira nenhuma contra as homenagens e agradecemos a iniciativa do professor Cori, mas, entendemos que a verdadeira homenagem a um profissional é valorizá-lo como tal, é estimular a sua carreira e fazer com que ele se sinta motivado para continuar na carreira pública”.

A presidente ressaltou que o governo aplicou novo golpe na categoria, quando encaminhou um ofício ao SIMMP, em maio deste ano (em meio a greve), sinalizando a reformulação do Plano de Carreira e, em novembro, afirmou que não há perspectiva alguma de reformulação. “Nós somos trabalhadores da esperança. Então, quando foi dito a nós que não nos resta sequer perspectiva, não vemos motivos para comemorar. Encontramos sim um motivo para acirrar a nossa luta e fazermos o enfrentamento para buscarmos essa carreira”, finalizou Geanne.

Durante o evento, algumas escolas da rede foram homenageadas em função do aumento do índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A Escola Municipal José Rodrigues do Prado, da região do Pradoso, estava entre as contempladas. A diretora da unidade, Edimê Gomes, durante a sua fala, agradeceu o reconhecimento, dirigindo a conquista ao comprometimento de todo o grupo escolar, porém, ressaltou insatisfação com as políticas públicas atuais da educação. “A gente percebe que este é um trabalho individualizado de muitas escolas, que não tem muita parceria. A secretaria tem passado por uma série de problemas, de descontinuidade de projetos, mudança de secretários e isso tem trazido uma série de prejuízos para a categoria e para a educação. O que a gente sonha é que um dia haja políticas públicas sérias e que o efeito delas seja a elevação do IDEB de todas as unidades e não uma coisa particularizada de um grupo que deu certo”.

Em seu discurso, a presidente do SIMMP também parabenizou as escolas que tiveram o índice do Ideb elevado, ressaltando que esse é um mérito dos grupos escolares que, mesmo sem as condições necessárias para desenvolver um bom trabalho, alcançaram um bom resultado.

Alguns vereadores presentes na Sessão também se pronunciaram em favor dos professores, reconhecendo as dificuldades que a rede enfrenta, como é o caso do Parlamentar Arlindo Rebouças. “O IDEB é importante, mas, nós temos que saber por que em muitas escolas a nota é ruim? É culpa de quem? O que é necessário para mudar esta nota para melhor?”, questionou. Este criticou o fato de a SMED estar a cada dia com um novo secretário, desestruturando o trabalho da educação, como também a desvalorização sofrida pelos Profissionais da Educação. “Hoje, nas faculdades, ninguém quer fazer mais pedagogia nem ser professor de nada em função da falta de segurança, baixos salários, falta de estímulo para trabalhar. Nós entendemos que enquanto o país não valorizar o professor, a escola – desde o zelador até o diretor – vamos padecer eternamente”, finalizou.

Além da manifestação na Câmara, os Profissionais da Educação paralisaram as atividades escolares nos três turnos, deixando claro que continuarão na luta em prol da reformulação do Plano de Carreira.