Cultura Meio Ambiente Vitória da Conquista

6ª edição do Eco Kids é lançada na Escola Estadual Alaor Coutinho

O Eco Kids foi idealizado em Vitória da Conquista pelo Ministério Púbico do Estado da Bahia

O Eco Kids foi idealizado em Vitória da Conquista pelo Ministério Púbico do Estado da Bahia

Vamos ajudar/Vamos melhorar/Se não melhorarmos/Nosso planeta/Prejudicado vai ficar

O refrão acima foi cantado na Escola Estadual Alaor Coutinho, na manhã desta sexta-feira, 19, durante o lançamento da 6ª edição do jornal Eco Kids. Essas frases compõem o principal trecho da canção “Meio ambiente”, composta especialmente para a ocasião pela própria cantora – a estudante Débora Maris de Oliveira, 11 anos.

“Botei a música porque eu queria que as pessoas ajudassem a melhorar o meio ambiente”, contou a garota, que estuda no 6º ano do Ensino Fundamental. Ela também deu seu recado através da roupa: um vestido em tons azulados, adornado com cerca de 800 forminhas de papel, reaproveitadas após terem sido utilizadas em festas.

“A mensagem que ela cantou é a do planeta azul. Então, nós quisemos retratar isso”, informou a professora Ane Cátia Santana, responsável pela confecção do traje.

A mensagem de respeito ao meio ambiente também foi vista no espetáculo “Butoh Natureza”, em que um grupo de alunos, sob a coordenação do monitor Wágner Silveira, do projeto Mais Educação, utilizou-se do “butoh” – um tipo de dança surgida no Japão, após a 2ª Guerra Mundial – para representar as agressões que o ser humano pratica contra a natureza.

“No final, a Mãe Natureza implora para ser salva”, explicou Silveira. “É um alerta que estamos fazendo para que o homem acorde, antes que seja tarde demais”.

Além disso, houve ainda leitura de poemas e outras apresentações artísticas, como samba de roda e capoeira. Tudo para celebrar o Eco Kids, cuja nova edição envolveu todas as turmas do Alaor Coutinho. O colégio tem 190 alunos matriculados do 6º ao 9º ano, estudando em período integral. “Alunos, professores, funcionários, todos ficaram envolvidos na confecção de tudo”, disse a diretora Rosana Guimarães.

‘Preocupação ambiental’ – Produzida em dois meses, a 6ª edição (a primeira de 2016), o Eco Kids traz em destaque algumas iniciativas da escola: a horta pedagógica, uma visita de alunos ao Parque Lagoa das Bateias, as relações entre o combate à dengue e os cuidados com o meio ambiente, o espaço de convivência, entre outros assuntos. “A preocupação ambiental na escola já é constante. O jornal vem coroar práticas que já existem aqui”, esclareceu a professora articuladora da escola, Veruska Anacirema Silva.

O Eco Kids foi idealizado em Vitória da Conquista pelo Ministério Púbico do Estado da Bahia. O projeto envolve ainda o Eco Teens, que já está em sua 5ª edição. São dois jornais de caráter informativo e direcionados à temática ambiental. Ambos são produzidos no Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e privadas.

‘Agentes ambientais’ – “Esta 6ª edição do Eco Kids significa mais agentes ambientais, preparados para enfrentar o mundo com pensamento crítico e para transformar o ambiente em que vivem”, declarou a promotora de justiça do Meio Ambiente, Karina Cherubini.

A ideia de renovação também foi compartilhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Teles: “Isso nos deixa muito satisfeitos. Atitudes como essas promovem mudanças importantes”.