Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

4ª Parada do Orgulho de ser LGBT acontece neste domingo, 12

Este ano, o movimento traz o tema “Família é Diversidade”

4ª Parada do Orgulho de ser LGBT acontece neste domingo, 12Vitória da Conquista sediará no próximo domingo, 12, a 4ª edição da Parada do Orgulho de Ser LGBT. A concentração, marcada para as 14h, será na Praça Guadalajara. O início do percurso está previsto para as 16h. Este ano, a parada traz o tema “Família é diversidade”, e mostra-se já consolidada como movimento social, político e cultural da cidade.

Organizado pelo Grupo de Lésbicas Safo, o movimento conta, desde o primeiro ano, com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista. Além do apoio à parada, o interesse do Governo Municipal pelo tema se manifesta como política de governo. “Para nós, isso é um ganho muito grande”, destaca a coordenadora do Safo, Rosilene Santana, que, no último dia 7 de março, protagonizou, ao lado da companheira Eliana Santos, o primeiro casamento homoafetivo oficializado em Vitória da Conquista.

Além da parada propriamente dita, a programação posterior inclui palestras e rodas de conversa. Estão confirmados uma audiência pública para o dia 17, na Câmara Municipal, e um seminário no dia 18, na seção conquistense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Haverá ainda uma série de atividades desenvolvidas pela Prefeitura durante o mês de maio, por meio da Assessoria Técnica de Assuntos para a Diversidade Sexual.

Em 2012, a terceira edição da parada levou às ruas centrais da cidade cerca de 6,5 mil pessoas, de acordo com uma estimativa da Polícia Militar. “A grande maioria dessas pessoas eram heterossexuais”, registra Rosilene, ressaltando que a população já está se habituando à realidade da diversidade sexual. Para este ano, a expectativa do Grupo Safo é de que pelo menos 8 mil pessoas participem do movimento.