Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Saúde Vitória da Conquista

22 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Vitória da Conquista

Unidade de Saúde da Família no bairro Urbis V

Unidade de Saúde da Família no bairro Urbis V, um dos locais que disponibilizam as vacinas. Foto: Gabriel Oliveira

Ministério da Saúde

Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, na noite dessa quinta-feira, 8, a campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada, em todo Brasil. Segundo o Ministério, os municípios devem continuar a campanha até que se cumpra a meta de cobertura de 80% do público-alvo. Em Vitória da Conquista, até o dia 7, foram vacinadas 22 mil pessoas, o que corresponde a 33,66% do público total da campanha que é de 64.820 pessoas.

A vacinação é destinada para os seguintes grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Quem ainda não se vacinou e faz parte do público-alvo da campanha deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Atualmente, o Município conta com 40 salas de vacinas, distribuídas nas zonas rural e urbana e uma equipe volante, na zona rural.

Medidas de Prevenção – A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com as mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença. Lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal são algumas dessas medidas de prevenção.

Também é importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar imediatamente o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações da doença. A medida tem como objetivo possibilitar ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.