Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Justiça

14 detentos escapam do Complexo Penal de Itabuna; Polícia investiga queda de energia

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A polícia do município de Itabuna investiga a queda de energia no bairro onde fica localizado o Complexo Penal da cidade. Da unidade prisional, 14 presos fugiram no final de semana. Eles cumpriam pena por crimes como roubo e tráfico de drogas e escaparam da cela por um túnel.

A polícia apura se a falta de luz, ocorrida no bairro de Nova Itabuna, tem relação com a fuga dos presos. Também será investigado o fato do gerador do presídio não ter ligado automaticamente quando houve a queda de energia.

A Superintendência de Assuntos Penais do Estado e Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) analisam o caso. A Coelba informou que a interrupção de energia foi de mais ou menos uma hora. Nenhum equipamento apresentou defeito. A concessionária não descarta a possibilidade dessa interrupção ter sido provocada por terceiros.

De acordo com o diretor do presídio de Itabuna, os presos que conseguiram escapar fugiram a pé. A capacidade do presídio é 470 pessoas, mas atualmente tem 1.200.

A fuga aconteceu na madrugada de domingo (20). Segundo a direção da unidade, 14 detentos conseguiram escapar por um túnel aberto de dentro de uma cela para a parte de fora, passando por baixo de um piso de concreto e da tela externa.

A extensão do túnel é de cerca de 10 metros de comprimento. O buraco por onde eles fugiram tem cerca de 40 cm de largura por 30 cm de altura.

Dentro do túnel tinha parte de um ventilador e objetos utilizados na escavação. Próximo à saída do buraco, fica uma guarita de segurança. Ainda segundo a polícia, a portaria percebeu a movimentação durante a madrugada e avisou à segurança, mas quando chegaram na cela, os homens não estavam mais no local. Não houve mortos, nem troca de tiros. Moradores da comunidade vizinha ao presídio não perceberam nenhuma movimentação. Até a publicação desta reportagem, nenhum preso havia sido recapturado.