Gabriel Oliveira Política Vitória da Conquista

Solenidade marca lançamento do livro ‘O Pedralismo”

Fotos: Gabriel Oliveira

Fotos: Gabriel Oliveira

Por Gabriel Oliveira

Foi realizada, na última quinta-feira (12), dia do 88º aniversário de José Pedral, o lançameno do livro “O Pedralismo: Um fenômeno social”, do escritor Durval Lemos Menezes (veja uma reportagem sobre o livro clicando aqui). O livro narra, além da história de José Fernandes Pedral Sampaio à frente do cenário político conquistense, todo o contexto daquela época, onde ideias socialistas, comunistas e capitalistas se confrontavam em todo o Brasil.

SAM_2300

José Fernandes Pedral Sampaio, homenageado da noite

Em sua fala, J. Pedral agradeceu a presença das pessoas que foram à solenidade e disse: “Eu confesso que não acrescentei e nem retirei uma vírgula de tudo que está escrito neste livro, isso é para dizer que o mérito total do livro é da lavra do professor Durval. Eu sei que o professor escreveu o seu sentimento. Eu sei que você confessa que nunca foi pedralista. Por isso, eu confesso a minha gratidão a todos esses amigos que estão aqui presentes e repito que todo o mérito desse livro é do professor Durval Menezes, e a ele direciono meus agradecimentos”.

Professor Durval Menezes, autor da obra

Professor Durval Menezes, autor da obra

Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades, como o Deputado federal Antônio Brito, Dr. Ruy Medeiros, os vereadores Luciano Gomes, Irma Lemos, Álvaro Pithon e outros, além de outras personalidades de Vitória da Conquista e região.

“Se não registrarmos os fatos que acontecem na nossa comunidade, estamos fadados a desaparecer na poeira do tempo. Assim como ele já disse, nunca votei em José Pedral, entretanto, tenho a consciência tranquila em dizer que Pedral é a expressão máxima da história política de Vitória da Conquista. Pedral é, sem dúvidas, uma estrela. Uma estrela nasce, cresce em sua luz, calor e temperatura, explode e dá origem a novos astros. Muitos outros astros gravitam, mas Pedral continua sendo uma estrela”, afirmou o professor Durval Menezes em sua fala.