O Programa Suas na Comunidade já promoveu cerca de 5.200 atendimentos, garantindo direitos e levando proteção social para as pessoas que moram na zona rural e nos condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida. Através da oferta de serviços da assistência social, o programa proporciona atendimento qualificado à população, como uma forma de combater as desigualdades.
As atividades do Suas na Comunidade tiveram início no dia 9 de janeiro, em uma ação comunitária realizada no distrito de Bate-pé, zona rural de Vitória da Conquista. Até o fim de abril, já foram promovidas 16 ações, sendo 10 na zona rural e 6 na zona urbana, com uma média de 3000 pessoas atendidas.
Na zona urbana, o programa contemplou os residenciais: Pau Brasil, Ipê, Vila Sul, Vila Bonita, Europa Unida, Rosas, Vivendas da Serra, América Unida, Acácia, Jequitibá, Margarida, Parque das Flores, Flamboyant e Jacarandá. Já na zona rural, foram realizadas atividades nas localidades de Bate-Pé, José Gonçalves, Inhobim, Cabeceira do Jiboia, Baixão, Dantilândia, Lagoa de Melquíades, Veredinha, Baixa do Muquém e Estiva.
O programa Suas na Comunidade é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que oferta os serviços da assistência social, da habitação de interesse social, e das políticas de direitos humanos, através da Coordenação LGBT e de Igualdade Racial. Alguns dos atendimentos ofertados durante as ações do programa são: orientação de tarifa Social de energia elétrica e de água, carteira da pessoa idosa, Id jovem, benefício de Prestação Continuada e Passe livre.
Destaque
O programa tem sido destaque quando o assunto é a descentralização do Cadastro Único, possibilitando que as famílias possam atualizar os seus dados, sem a necessidade de se deslocar até os postos de atendimento. Tudo isso com espaço de lazer para as crianças, permitindo que os pais possam ser atendidos enquanto os pequenos se divertem.
O Suas na Comunidade também tem sido uma ferramenta para levar informação até as comunidades mais vulneráveis, chegando, inclusive, até as comunidades quilombolas. Por meio das suas ações, os moradores têm conhecido um pouco mais das atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, do Serviço Família Acolhedora e do Acessuas Trabalho, programa que estimula o acesso ao mundo do trabalho.
Além disso, outras secretarias do Governo Municipal têm se somado ao programa, a exemplo da Secretaria de Políticas Para Mulheres (SMPM) que tem prestado orientações e encaminhamentos para a Rede de Proteção à Mulher e realizado oficinas sobre autoestima, mercado de trabalho, empreendedorismo e prevenção a violências.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) também tem contribuído com diversos serviços. Entre eles, destacam-se emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão de Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), entrega de mudas frutíferas/ e sementes com orientações necessárias para o cultivo de forma correta, e entrega de kit de abelhas sem ferrão.
Além dos serviços ofertados pelo Governo Municipal, outras entidades públicas e privadas também são parceiras do programa, a exemplo da Defensoria Pública da União (DPU) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), que têm atendido demandas relacionadas ao INSS, aposentadoria rural, salário-maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por incapacidade temporária/auxílio doença, pensão por morte, exames de DNA, segunda via de registro civil, acordos de divórcios, entre outros.