Vitória da Conquista será campo de pesquisa nacional sobre Hanseníase

Cientistas estarão em Vitória da Conquista
Por ser referência na área de saúde, no interior da Bahia, o município de Vitória da Conquista foi escolhido recentemente para ser objeto de pesquisa multicêntrica nacional sobre hanseníase do projeto “IntegraHans Norte e Nordeste”, sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária) – Professor Jorg Heukelbach. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), que conta com parceiros nacionais dos estados da Bahia, Rondônia e Tocantins, além de parceiros internacionais (Espanha, Alemanha, França, Holanda e Suíça).
Na Bahia, além da Secretaria Estadual de Saúde e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, integra à rede de cooperação a Universidade Federal da Bahia (campus Vitória da Conquista) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campi de Jequié e Vitória da Conquista). O projeto vai integrar, além de Vitória da Conquista, outros municípios da Bahia, em especial o de Jequié, e os de Rondônia (incluindo Porto Velho) e os do estado de Tocantins.
Com o objetivo geral de caracterizar os aspectos operacionais, epidemiológicos (espaços-temporais), clínicos e psicossociais que influenciam a atenção à saúde para o controle da hanseníase, a pesquisa tem dois estudos de base: a análise de tendências históricas de indicadores epidemiológicos nacionais, relacionados com o território e as condições econômicas, e a análise espacial, ligando alguns indicadores de saúde a indicadores sociais e econômicos, como Bolsa Família, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E, de uma forma integrada, serão avaliados fatores ambientais, de dinâmicas migratória e populacional.
Informações: Secom/PMVC