Brasil Saúde Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registra primeiro caso confirmado de H1N1; campanha de vacinação começa dia 18

A Vigilância Epidemiológica do Município notificou 20 casos suspeitos

A Vigilância Epidemiológica do Município notificou 20 casos suspeitos

Foi confirmado, em Vitória da Conquista, o primeiro caso positivo para a Influenza A/H1N1. A pessoa diagnosticada com H1N1 já teve alta do hospital. Até esta segunda-feira, 11, segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, já foram notificados 20 casos suspeitos, destes 5 foram negativos e 1 inconclusivo, além do positivo.

A Prefeitura está monitorando todos os casos suspeitos internados na rede hospitalar, com informações a respeito da doença e oferta da medicação utilizada no tratamento de H1N1.

Também nesta segunda, o Ministério da Saúde anunciou que o número de mortes porH1N1 no país subiu para 102 até o dia 2 de abril. Foram 31 mortes desde o boletim anterior divulgado pela pasta, referente aos casos até 26 de março. Ao todo, foram registrados 686 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por H1N1 até 2 de abril. Foram 242 novos casos de SRAG, que é uma complicação da gripe, desde o boletim anterior.

Também houve 13 mortes e 168 casos de SRAG por outros vírus da gripe ao longo do ano, ainda segundo o boletim do Ministério da Saúde. Do total, 70 mortes ocorreram no estado de São Paulo. Outros estados com mortes por H1N1 foram Goiás (6), Santa Catarina (5), Bahia (3), Pará (2), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), Mato Grosso do Sul (2), Amapá (1), Mato Grosso (1) e Distrito Federal (1).

Vírus chegou antes do esperado

Este ano, houve uma antecipação da temporada de gripe no Brasil. O esperado seria ter o pico de casos no mês de julho, mas o país vem registrando casos desde o início do ano.

Especialistas discutem várias hipóteses que podem explicar a antecipação da chegada do vírus, que vão desde fatores climáticos até o aumento de viagens internacionais que podem ter trazido o H1N1 que circulava no hemisfério norte.

Antecipação da vacina

Por causa disso, o Ministério da Saúde antecipou a distribuição das vacinas contra influenza e liberou que os estados iniciassem a aplicação antes da campanha nacional de vacinação, prevista para começar em 30 de abril.

Até o momento, ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, já anunciaram antecipação da vacinação.

Medidas de prevenção – Em Vitória da Conquista, a Secretaria de Saúde informou que a vacina estará disponível nos postos e unidades de saúde da cidade a partir do dia 18 de abril. O Dia “D” da campanha permanece 30 de abril.

A vacina é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Orienta, como medida preventiva, que sejam evitados os lugares com grandes aglomerações de pessoas e que o cidadão procure os prontos-socorros somente se os sintomas se agravarem.

Aos primeiros sinais da doença, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Além disso, é importante manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel.